Navegando por Autor "Imai, César"
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Item Identificação dos atributos da arquitetura escolar Waldorf: um estudo de caso no interior paulista(Universidade Federal de Viçosa, 2015) Oliveira, Thaís R. S. Cardoso; Imai, CésarEste trabalho é parte de uma dissertação de mestrado em andamento, cuja investigação aborda a arquitetura das escolas Waldorf e a forma como seus usuários percebem esses ambientes. O objetivo deste artigo é delimitar as principais características da arquitetura antroposófica dessas escolas e verificar como os usuários percebem-nas. Para tanto, além de um estudo teórico, aplicaram-se instrumentos de Avaliação Pós-Ocupação para levantar a percepção do usuário sobre essas características, dentre os quais se destaca a seleção visual. Foram delimitadas dez principais características arquitetônicas escolares Waldorf, e apresentadas a um grupo usuários, todos professores desta escola, por meio de uma seleção de imagens representativas dessas características. Após a aplicação deste método, pôde-se verificar que essas características foram compreendidas pelos usuários, que foram capazes de identificá-las em ambientes Waldorf e não Waldorf apresentados, assim como avaliar sua aplicação como adequadas ou inadequadas, tecendo comentários críticos, independentemente da pedagogia base desses ambientes.Item Sistematização dos requisitos dos usuários: da análise dos dados à proposta de projeto(Universidade Federal de Viçosa, 2015) Skraba, Cristiana Paula; Saito, Celso; Oliveira, Thaís R. S. Cardoso; Takahashi, Flávio; Imai, César; Guadanhim, Sidnei JuniorA Avaliação Pós-Ocupação (APO) é um conjunto de métodos e técnicas bastante conhecido e aplicado na Arquitetura e possui conceitos consagrados com diversos enfoques. Existem formas distintas de se analisar os dados levantados numa APO, sendo que no presente estudo de caso após a Revisão Bibliográfica adotou-se uma sistemática de análise própria que consistiu no uso da ferramenta 5W2H, usada no campo de gestão empresarial, além dos instrumentos conhecidos da APO. O objeto concreto de estudo deste trabalho é um edifício que abriga cursos universitários em áreas tecnológicas, onde ocorrem as funções didáticas e administrativas e que comporta biblioteca setorial, laboratórios de informática e salas dos professores. O objetivo do trabalho é sistematizar um procedimento de análise e interpretação de dados coletados numa Avaliação Pós-Ocupação, de modo a identificar os requisitos dos usuários, transformá-los em atributos e gerar diretrizes do projeto. Tais diretrizes visam subsidiar uma posterior proposição de intervenção nesse edifício universitário. Assim, o desafio foi transformar os requisitos do usuário em atributos de projeto através da análise dos dados obtidos na APO. A metodologia adotada consistiu em (i) coleta de dados com o uso das ferramentas da APO: questionário, entrevista, mapa comportamental, mapeamento visual e levantamento físico (termo-acústico-lumínico) (ii) classificação e priorização dos dados e informações; (iii) análise dos dados utilizando as ferramentas Matriz de Descobertas e 5W2H, (iv) diretrizes de projeto. Como resultado foram geradas diretrizes a partir da identificação dos pontos mais relevantes para os usuários e adotadas soluções mais específicas e precisas para o projeto de reforma do CTU. A contribuição deste artigo é a proposta de uma nova forma de analisar e utilizar dados resultantes de uma APO, ampliando as discussões e conhecimento sobre o tema.