Logo do repositório
Comunidades & Coleções
Navegar
Normas e Regulamentos
Ajuda
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Eclache, Deise"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por Página
  • Opções de Ordenação
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Do morro à reta: a trajetória da dança de rua da periferia à Universidade Federal de Viçosa
    (Universidade Federal de Viçosa, 2018-08-14) Eclache, Deise; Chrysostomo, Maria Isabel de Jesus; http://lattes.cnpq.br/1224529998514702
    O movimento hip hop no Brasil, cuja composição marca a presença expressiva das periferias brasileiras, adquiriu características próprias, expressas nas letras de músicas e nos movimentos de dança. Esta cultura é praticada principalmente nos espaços públicos urbanos, através da dança e do rap. A sua disseminação associa-se a uma demanda dos jovens das periferias das cidades que anseiam, cada vez mais, por um espaço na esfera pública e, por meio da arte, acabam produzindo novos sentidos ao espaço urbano. Sinteticamente, esse movimento, que pode ser considerado como uma nova forma de apropriação dos espaços públicos, tem como ritual a atuação dos B.boys, que dançam nas ruas, tornando-as “teatros para a juventude”, e os Dj's, que iniciam as festas nas ruas transformando as vias públicas em centros de livre expressão. O presente trabalho analisa a relação entre a cena do movimento hip hop e a produção do espaço na cidade de Viçosa-MG, assim como a forma pela qual os grupos se organizam, constituem redes sociais e políticas e vêm conquistando cada vez mais os espaços das ruas e o direito à cidade. Nesse sentido, tem-se a intenção de compreender a maneira que a juventude de Viçosa-MG vem reconstruindo as práticas culturais da cidade a partir do hip hop.
Logo UFVLogo BBTLogo FAPEMIGB14 – FAO AGRIS data provider 2025

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Política de privacidade
  • Termos de uso