Logo do repositório
Comunidades & Coleções
Navegar
Normas e Regulamentos
Ajuda
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Costa, Ivy Silva"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Resultados por Página
  • Opções de Ordenação
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Dossiê sobre jornalismo: formação, teoria e prática: resumos
    (Revista de Ciências Humanas, 2012) Souza, Alisson Penna de; Silva, Fernanda Cristina da; Costa, Ivy Silva; Ferreira, Lauro Dias Sérgio; Carvalho, Maria de Lourdes de; Moreira, Lilian Fraga; Pacheco, Rodrigo Monteiro; Junior, Paulo Nei da Silva; Corrêa, Carolina Rodrigues; Rocha, Mirian Aparecida; Francisco, Arnaldo; Ramos, Thaís Cristina Vasconcelos; Alves, Aline Rodrigues; Rodrigues, Joelma Castro; Souza, Maria José de; Santana, Kátia de Cássia; Soares, Leililene Antunes; Silva, Adriana Gonçalves da; Pires, Caroline Caputo; Silva, Dinamarque Oliveira da; Siqueira, Edit Maria Alves; Matias, Felipe dos Santos
    Resumos das dissertações de 2011 e 2012.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Gasto público e desenvolvimento socioeconômico: uma análise dos municípios do Estado do Paraná
    (Universidade Federal de Viçosa, 2011-04-04) Costa, Ivy Silva; Gomes, Marília Fernandes Maciel; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780074U1; Ferreira, Marco Aurélio Marques; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4760230Y0; Silveira, Suely de Fátima Ramos; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4704277E4; http://lattes.cnpq.br/5623549104855364; Lírio, Viviani Silva; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763739E6; Costa, Thiago de Melo Teixeira da; http://lattes.cnpq.br/3856349103878126; Toyoshima, Sílvia Harumi; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788531T6
    Esta dissertação analisa o gasto público dos municípios paranaenses relacionando-o ao desenvolvimento socioeconômico. O estudo organiza-se em três capítulos empíricos, predominantemente quantitativos. Foram utilizados como instrumentos metodológicos os seguintes procedimentos: análise fatorial, análise de Cluster, análise envoltória de dados (DEA), Anova, teste t de médias para amostras independentes, análise de correlação e modelo de dados em painel. Por meio da consecução desta dissertação, foram ressaltadas as desigualdades quanto às condições socioeconômicas nos municípios e regiões paranaenses; a relação positiva entre eficiência na alocação dos gastos públicos e melhores indicadores socioeconômicos; e a relação entre a intervenção da gestão pública e o nível de desenvolvimento municipal. Confirmou-se a premissa de que crescimento e desenvolvimento são conceitos diferentes, sendo este último de caráter multidimensional. Concluiu-se, também, que o crescimento econômico não gera, necessariamente, desenvolvimento, pois o fato de a gestão pública ter recursos disponíveis para investimento, apenas, não é suficiente, sendo essencial a forma como eles serão utilizados. Sendo a estratégia de desenvolvimento socioeconômico peculiar para cada local ou região e estando a gestão pública municipal mais próxima do cidadão, subentende-se que esta esfera é fundamental para a promoção do desenvolvimento. Espera-se que este estudo oriente os gestores públicos na formulação de políticas públicas que contribuam para a redução das disparidades socioeconômicas e para melhor alocação e gestão dos recursos, a fim de promover desenvolvimento mais equilibrado entre municípios e regiões.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Política pública de educação superior no Brasil: uma avaliação do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES)
    (Universidade Federal de Viçosa, 2022-08-29) Costa, Ivy Silva; Silveira, Suely de Fatima Ramos; http://lattes.cnpq.br/5623549104855364
    Essencial para o acesso de muitos estudantes ao ensino superior, o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), criado em 1999, é um programa do Governo Federal brasileiro que passou por diversas mudanças. O principal objetivo do programa sempre foi democratizar o acesso ao ensino superior no Brasil, diante da insuficiência de vagas nas instituições públicas para atender à demanda existente. O Fies busca promover a inclusão educacional, pois permite que estudantes de baixa renda frequentem o ensino superior em instituições privadas, ampliando a formação profissional no Brasil. Como o Fies é o principal programa de crédito educativo do Governo Federal brasileiro e demanda quantidade considerável de recursos públicos, os quais estão cada vez mais escassos e requerem uma alocação eficiente, elegeu-se esse programa como sendo o objeto de estudo deste trabalho. Buscou-se analisar o Fies a partir de diferentes abordagens avaliativas, o que resultou em quatro artigos independentes sobre aquele programa público. No primeiro artigo realizou-se uma pesquisa sobre o “estado da arte” do Fies, a fim de compreender a produção de conhecimento sobre este programa no período entre os anos de 2001 e 2020. Constatou-se que o desenho do programa, a falta de qualidade do ensino ofertado pelas instituições privadas e o custo-efetividade do Fies foram aspectos recorrentes nas discussões. A partir dessas constatações, definiu-se os três artigos subsequentes. No segundo artigo, buscou-se identificar e analisar os elementos normativos e contextuais do Fies com base em uma estrutura causal, mais especificadamente, expressar a Teoria do Programa. Em seguida, procurou-se verificar se o fato do estudante ser beneficiário do Fies impactava as suas notas do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), a fim de correlacionar com a qualidade do ensino ofertado pelas instituições privadas. Por fim, buscou examinar se o Programa era viável economicamente. A partir dos resultados encontrados, pode-se afirmar que o Fies tem passado por constantes aperfeiçoamentos a fim de melhorar a sustentabilidade do programa e evitar inadimplência, mas não tem sido suficiente, pois ainda enfrenta desafios, mesmo apresentando consistência, organização teórica e órgãos definidos para o suporte e a gestão do programa neste desenho mais atual. Identificou-se que deve haver maior fiscalização com relação à qualidade dos cursos oferecidos pelas instituições de ensino superior privadas que participam do Fies e cobrança por melhor desempenho dos beneficiários do programa, pois o fato de ser beneficiário do Fies apresentou impacto negativo na nota do Enade. Até o ano de 2015, o programa garantiu a prestação do serviço de educação superior com menor custo e maior efetividade, quando considerado o custo médio anual por estudante. Entretanto, devido ao alto índice de inadimplência, cerca de 50% dos contratos em fase de amortização, o custo-efetividade do programa ficou comprometido. Ressalta-se que mesmo com todos os desafios e reformulações necessárias, o Fies é um programa que possui relevância econômica e social, pois viabiliza a inclusão educacional e aumenta a taxa de escolaridade no ensino superior, reduzindo as desigualdades sociais. Palavras-chave: avaliação; política educacional; ensino superior
Logo UFVLogo BBTLogo FAPEMIGB14 – FAO AGRIS data provider 2025

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Política de privacidade
  • Termos de uso
  • Enviar uma sugestão
Logo do repositório COAR Notify