Logo do repositório
Comunidades & Coleções
Navegar
Normas e Regulamentos
Ajuda
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Costa, Elisa Maria Almeida"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 4 de 4
  • Resultados por Página
  • Opções de Ordenação
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Dossiê ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras para crianças: resumos
    (Revista de Ciências Humanas, 2013) Freitas, Áurea Maria Resende de; Nascimento, Aparecida de Lourdes do; Capobiango, Ronan Pereira; Silva, Wânia Candida da; Macabeu, Alan Antunes Vieira; Souza, Gustavo José Padula de; Suzuki, Jaqueline Akemi; Morais, Geási; Ribeiro, Glauco Magno; Bohn, Liana; Almeida, Patrícia Romualdo de; Soares, Thiago Costa; Zabot, Udilmar Carlos; Albergaria, Alessandra Vasconcelos; Alvernáz, Arimaire; Costa, Bethania de Assis; Silva, Cláudia Soares Monteiro da; Lelis, Cristina Teixeira; Guimarães, Edilene Pereira; Cruz, Elenciria Oliveira da; Santos, Eliane Cristina; Costa, Elisa Maria Almeida; Bissaco, Joelcio Zoboli; Carmo, Luiz Antônio Mattos do; Hilário, Marco Aurélio de Souza; Thürck, Ádini Leite Nunes; Silva, Ana Paula; Fernandes, Danielle Fardin; Ribeiro, Douglas Candido; Lima, Fernando Silvério de; Gonçalves, Gisele Siqueira; Borges, João Felipe Barbosa; Stacul, Juan Filipe; Oliveira, Luana Gerçossimo; Faria, Ana Lucia Ferreira; Matias, Bárbara Ferreira; Alvarenga, Fernando Marques; Maciel, Érica Miranda; Cassuce, Fernanda Rosado Coelho
    Resumos das dissertações de 2012 e 2013.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Ensino da língua portuguesa como segunda língua para jovens e adultos surdos: relato de uma experiência
    (Revista Escrita, 2012) Gediel, Ana Luisa Borba; Valadão, Michelle Nave; Gonçalves, Roselia Aparecida; Andrade, Maria Célia de Freitas; Costa, Elisa Maria Almeida
    O presente artigo relata uma experiência de ensino da Língua Portuguesa como segunda língua para surdos, por meio da LIBRAS, descrevendo as particularidades envolvidas nesse processo.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Paralisia cerebral e cuidado : o que muda na vida de quem cuida?
    (Revista Brasileira de Economia Doméstica, 2013) Costa, Elisa Maria Almeida; Pinto, Neide Maria de Almeida; Fiúza, Ana Louise de Carvalho; Pereira, Eveline Torres
    Esse trabalho pretendeu compreender o custo do “cuidar” para a vida pessoal, social e econômica das cuidadoras principais de pessoas com Paralisia Cerebral (PC), bem como as redes de suporte que são acessadas por essas mulheres. Definimos a APAE Viçosa-MG como nosso campo empírico. A amostra compreendeu doze mulheres cuidadoras de pessoas com PC, a coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas e análise dos mesmos foi pautada em uma abordagem qualitativa das falas. Foi constatado que o ato de prover cuidados produziu, na vida das cuidadoras, mudanças significativas que estão relacionadas ao trabalho, ao lazer, à vida interpessoal e à saúde física emocioanal de tais mulheres. Além disso, observou-se que, na maioria das vezes, essas encontravam, nas redes de suporte social, apoio para minimizar a sobrecarga do cuidado e para adaptar-se à nova dinâmica de vida. Assim, podemos concluir que a presença dessas redes, no cotidiano das famílias entrevistadas, exerceu papel significativo, minimizando o custo econômico, social e pessoal do cuidar e contribuindo positivamente para a saúde das cuidadoras.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Paralisia cerebral: o significado do cuidar no contexto familiar de camadas populares
    (Universidade Federal de Viçosa, 2012-05-28) Costa, Elisa Maria Almeida; Fiúza, Ana Louise de Carvalho; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4796571E6; Pereira, Eveline Torres; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797481T0; Pinto, Neide Maria de Almeida; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4701521A0; http://lattes.cnpq.br/3436304216811545; Gediel, Ana Luisa Borba; http://lattes.cnpq.br/4847726396513108; Barreto, Maria de Lourdes Mattos; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700160D8
    Nessa pesquisa, buscou-se analisar o significado do ato de cuidar e as implicações que o cuidado, de pessoas com Paralisia Cerebral (PC), geram para o cuidador principal e para a família de tal pessoa. Especificamente, os objetivos do trabalho foram: analisar como essas famílias, provenientes de camadas populares, reconhecem e elaboram a deficiência de seu familiar; compreender as possíveis modificações que ocorreram, na dinâmica e na organização da família, em decorrência de um familiar com deficiência e quais as repercussões desse fato nas esferas física (do domicílio), social, econômica e cultural da família; compreender qual é o significado do cuidado do familiar com deficiência, bem como o custo social e econômico desse cuidar para o cuidador principal; e identificar a influência das redes de suporte social (institucionais e não institucionais) no provimento de cuidados à pessoa com deficiência. O aporte teórico foi baseado em três categorias deficiência, família e cuidado , a fim de entendermos como a pessoa com deficiência foi tratada e cuidada historicamente, tanto pelo Estado, quanto pela família. Além disso, visamos compreender como esse cuidado se materializa no contexto familiar, em termos dos papeis desempenhados pelos membros familiares, em relação a esse cuidar, e do papel das redes de suporte social às famílias. Definimos a APAE (Associação de Pais e Alunos Excepcionais), localizada na cidade de Viçosa MG, como nosso campo empírico. A amostra foi composta por doze cuidadoras de pessoas com PC e o método utilizado, para a coleta de dados, foi o Estudo de Caso, apoiado nas seguintes técnicas: diário de campo, questionário e entrevista semiestruturada. A análise dos dados foi pautada em uma abordagem qualitativa e as informações, oriundas das entrevistas e do diário de pesquisa, foram analisadas a partir da análise das falas; já as informações obtidas, por meio dos questionários, foram analisadas e reduzidas a termos descritivos, sendo posteriormente quantificadas. Foi constatado que a maneira, através da qual a família reconhecia e elaborava a deficiência de seu familiar, esteve relacionada não somente à imagem construída, historicamente e socialmente, em torno da deficiência, mas também a uma série de fatores que variaram desde a forma como o diagnóstico foi transmitido, pela equipe de saúde, até o estado emocional dos familiares; os quais, por vezes, não se sentiam preparados para entender o que aconteceu ou não desejavam adquirir maiores informações sobre o quadro clínico da criança, limitando seu conhecimento relacionado ao assunto. Além desses aspetos emocionais de caráter subjetivo, a presença de um familiar com PC envolveu mudanças de caráter objetivo, tais como: modificações na rotina, na estrutura física da residência e nas relações sociais. Essas mudanças afetaram mais intensamente as vidas das cuidadoras principais, as quais assumiam não somente as atividades ligadas ao cuidado cotidiano do familiar com PC, mas também desempenhavam múltiplas funções, como as de mãe, esposa, dona de casa e, em alguns casos, de lavradoras, empregadas domésticas e balconistas. Tais afazeres e responsabilidades, assumidos pelas cuidadoras, se materializaram como fatores preponderantes para um possível desgaste físico e emocional das mesmas. Em virtude desse desgaste, as mães, na maioria das vezes, encontravam, nas redes de suporte social, apoio para minimizarem a sobrecarga do cuidado e/ou para se adaptarem à nova dinâmica de vida. Os resultados reforçaram a importância do suporte social no processo de adaptação familiar, uma vez que o mesmo influencia aspectos do comportamento familiar. Em especial, destacamos aqueles relacionados à capacidade de resolução de problemas, por meio de vários tipos de apoios, os quais variam desde contribuições econômicas e suporte emocional, até o fornecimento de informações e/ou de auxílio no provimento de cuidados à pessoa com deficiência.
Logo UFVLogo BBTLogo FAPEMIGB14 – FAO AGRIS data provider 2025

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Política de privacidade
  • Termos de uso
  • Enviar uma sugestão
Logo do repositório COAR Notify