Navegando por Autor "Carmo, Maria Inês do"
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Item Capacitação, socialização e institucionalização do conhecimento: uma análise da aprendizagem organizacional em municípios mineiros(Universidade Federal de Viçosa, 2009-03-05) Carmo, Maria Inês do; Faroni, Walmer; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783185H6; Cunha, Nina Rosa da Silveira; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783072D2; Oliveira, Adriel Rodrigues de; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783385H1; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4139334H4; Gomes, Ricardo Corrêa; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790595U6; Pereira, Luciano Zille; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4727545P5; Leal, Maria das Graças Soares Floresta; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4723290E6Visando descrever o processo de aprendizagem organizacional em municípios, esta pesquisa buscou identificar em que medida ocorrem a capacitação de pessoas, a socialização e a institucionalização do conhecimento em prefeituras municipais. As teorias que deram suporte ao estudo foram o Novo Institucionalismo Sociológico e a Teoria da Aprendizagem Transformativa. Utilizando-se de abordagem quali-quantitativa, efetuou-se um levantamento entre seis municípios do estado de Minas Gerais considerados de alto desempenho, segundo o Índice Mineiro de Responsabilidade Social. Os resultados apontaram grande freqüência de ações voltadas à busca por capacitação de recursos humanos, ou seja, a aprendizagem no nível individual tem sido buscada com intensidade. No entanto, o dimensionamento de práticas voltadas à socialização e a institucionalização do conhecimento posicionou-se em escala menor. Quanto aos aspectos culturais que interferem na aprendizagem, observou- se que o ambiente das prefeituras estudadas apresenta características próprias às organizações que aprendem, havendo espaço para a diversidade e a autonomia. Todavia, na percepção dos secretários, aspectos como a estabilidade, os baixos salários praticados nos municípios e a precária interação entre os diversos órgãos das prefeituras são limitadores da aprendizagem organizacional e da melhoria da gestão municipal.Item Culturas e aprendizagem organizacional: Um estudo em municípios(Revista de Ciências Humanas, 2008-01) Carmo, Maria Inês do; Quirino, Solange das Graças; Oliveira, Adriel Rodrigues deO objetivo deste artigo foi o de relatar os resultados de pesquisa que investigou os principais aspectos culturais que representam dificuldades ou limitações, para a mudança e a aprendizagem organizacional, em gestão municipal. A sustentação teórica foi embasada nos conceitos de cultura, de aprendizagem e em estudos que associam a resistência à mudança a aspectos culturais. Investigou- se a percepção de secretários municipais em seis prefeituras do Estado de Minas Gerais. Para tanto, foi realizado um levantamento, utilizando-se de entrevistas e questionários. Os dados foram analisados, por intermédio de análise estatística e da análise de conteúdo por categorias. Os resultados indicaram que ainda persistem, entre os servidores municipais, formas de resistência à mudança e condutas que dificultam a implementação de inovações e de modelos de gestão mais efetivos. Concluiu-se que, mesmo nos tempos atuais, a mudança ainda é vista como ameaça pelas pessoas, sendo comuns comportamentos que prejudicam a capacidade de adaptação dos municípios aos seus novos papéis e atribuições. Portanto, não basta a criação de políticas públicas voltadas à melhoria da qualidade do processo de gestão pública municipal. É necessário também que os gestores estejam atentos ao processo de implementação de tais políticas, especialmente aqueles relacionados à gestão de pessoas e aos processos culturais nela envolvidos.Item Dossiê espaço e memória: resumos(Revista de Ciências Humanas, 2009) Gomide, Tainá Rodrigues; Silva, Alberto Simão da; Rodrigues, Ana Cristina Miranda; Faria, Evandro Rodrigues de; Carmo, Maria Inês do; Quirino, Solange das Graça; Mendes, Chrystian Soares; Gusmão, Gisele de Cássia; Castro, Cristina Márcia Barros de; Cruz, Fabrício Oliveira; Silva, Verônica Amorim; Pinheiro, Zuleika Andrade Câmara; Moreira, Paulo Henrique BittencourtResumos das dissertações de 2009.Item Uma análise do processo de mudança organizacional e da capacidade de adaptação de uma entidade fechada de previdência complementar, patrocinada pela Universidade Federal de Viçosa(Revista Eletrônica de Administração e Turismo, 2014-07-07) Pazzin, Humberto Santiago; Oliveira, Adriel Rodrigues de; Carmo, Maria Inês doNo campo da Teoria das Organizações, a discussão a respeito da importância dos objetivos é frequente, atingindo não somente aspectos relacionados ao planejamento, mas atingindo questões ligadas à própria existência da organização. Sendo os fins que se procura alcançar, ou os resultados finais em direção aos quais as atividades são dirigidas, os objetivos orientam as ações organizacionais. Neste trabalho investigaram-se a dimensão e as implicações da mudança de objetivos em entidade fechada de previdência privada. Estudou-se o caso do AGROS, Instituto UFV de Seguridade Social, criado pela Universidade Federal de Viçosa, para suplementar os benefícios da previdência oficial dos servidores. Com o advento da Lei do Regime Jurídico Único, que modificou o sistema de aposentadoria dos servidores federais, a existência da instituição passou a ser questionada. Na pesquisa, utilizou-se o método do estudo de caso, sendo a coleta de dados feita através de entrevistas e análise documental. Os resultados indicaram uma significativa mudança de objetivos. Concluiu-se que a adaptação da organização exigiu ajustes na estrutura e nos objetivos, impactando a tecnologia, a cultura e o clima organizacional.