Navegando por Autor "Bastos, Fernando de Souza"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
- Resultados por Página
- Opções de Ordenação
Item Análise conjunta de fatores baseadas em escolhas: estimação e inferências(Universidade Federal de Viçosa, 2010-04-23) Bastos, Fernando de Souza; Ribeiro Junior, José Ivo; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4723282Y6; Cecon, Paulo Roberto; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788114T5; Silva, Carlos Henrique Osório; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785396A6; http://lattes.cnpq.br/9772451905214345; Gava, Rodrigo; http://lattes.cnpq.br/1863489842661064; Caetano, Sidney Martins; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706384A9Qualquer empresa orientada para o mercado consumidor tem por objetivo oferecer um produto ou serviço, melhor do que seus concorrentes, para que o consumidor venha a preferí-lo e até mesmo pagar um preço maior por ele. Portanto é de interesse conhecer métodos de análise estatística que possam auxiliar nas pesquisas que visem estudar a preferência do consumidor. Uma das metodologias de maior difusão para a análise do mercado consumidor utilizada atualmente é a conjoint analysis traduzida como Análise Conjunta de Fatores (ANCF), conforme proposto por Minim et al. (2006). Apesar da literatura sobre a utilização desta metodologia em pesquisas de mercado ser extensa, ainda existem muitas oportunidades para o estudo de sua utilização, principalmente, relacionadas à análise per si, tais como a inclusão de interações entre fatores no modelo e testes de significância para as importâncias relativas dos fatores. Quando utilizada para avaliar muitos atributos ou atributos com muitos níveis, a ANCF na sua forma tradicional não é indicada. Uma alternativa é apresentar todos os tratamentos ao consumidor e este escolhe o(s) de sua preferência ao invés de atribuir notas ou rank a todos, o que na prática é mais representativo do ambiente real de compra. Essa metodologia é denominada, Choice Based Conjoint Analysis, traduzida como Análise Conjunta de Fatores Baseada em Escolhas (ANCFE). Na presente dissertação descreve-se o modelo da ANCF e suas pressuposições, além de mostrar como é feito a estimação dos parâmetros do modelo, apresenta-se algumas das principais vantagens e desvantagens do modelo e um exemplo de aplicação. Descreve-se também detalhadamente o desenvolvimento do modelo da ANCFE, a estimação dos parâmetros por máxima verossimilhança, com exemplos de aplicação, além de apresentar um estudo por simulação de dados para ilustrar uma comparação entre as metodologias ANCF e ANCFE. Neste estudo foram simuladas notas de aceitação ou intenção de compra atribuídas por 200 consumidores para 8 alternativas de um produto hipotético. Na análise dos resultados da simulação é possível notar que em termos de interpretação as duas metodologias se complementam, dificultando a escolha de uma delas. Porém, a metodologia ANCFE tem a vantagem de ser mais próximo do ambiente real de compra.Item Projeto viajando com a matemática(Revista Ciência em Extensão, 2014) Bastos, Fernando de Souza; Gonçalves, Thaís de Araújo; Moreira, Rafaela GuimarãesCom o intuito de estimular e promover o estudo de Matemática, além de colaborar com a divulgação desta ciência a potenciais futuros Universitários, foi elaborado e realizado o projeto de extensão “Viajando com a Matemática”, que apresentou palestras para alunos do Ensino Médio de Florestal-MG e região e, por meio delas, divulgou informações detalhadas a respeito do curso de graduação em Matemática, principalmente da Licenciatura; das possibilidades de bolsas para estudantes em ensino, pesquisa e extensão; do mercado de trabalho do Licenciado em Matemática; das áreas de atuação e da pós – graduação. No mesmo projeto, divulgou-se a Universidade Federal de Viçosa - Campus UFV - Florestal e em especial o curso de Licenciatura em Matemática que é oferecido neste campus. Além disso, busca por meio da aplicação de um questionário, analisar o perfil dos estudantes que participam das palestras, potenciais futuros discentes do Campus UFV - Florestal. Para executar o projeto, foi elaborado um calendário de visitas às escolas da região, desenvolvido entre os meses de abril e outubro do ano de 2011. No calendário foi prevista a visita de duas escolas por mês, excetuando o mês de julho, em virtude das férias escolares. Foram visitadas doze escolas públicas nas cidades de Florestal, Tavares, Itaúna, Pará de Minas, Cláudio e Mateus Leme onde aproximadamente 600 alunos, do terceiro ano do Ensino Médio, assistiram à palestra e 234 destes responderam e devolveram o questionário aplicado. O referido questionário contém cerca de 30 questões que versam sobre fatores sociais, econômicos e culturais dos estudantes, além de questões com o intuito de avaliar o projeto. Os resultados foram bastante positivos, pois além de dar visibilidade ao campus universitário de Florestal, ao curso de Matemática oferecido neste campus e a profissão do Licenciado em Matemática, mostramos para os estudantes das escolas visitadas que a Universidade oferece meios para a sua permanência, por meio de auxilio moradia, alimentação e de vários tipos de bolsas que eles podem conseguir durante a sua graduação, estimulando, possivelmente, estudantes que talvez nem fizessem o vestibular.