Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/8666
Tipo: Dissertação
Título: Gestão ambiental em instituições públicas de ensino superior: processos de destinação de resíduos eletrônicos de informática
Environmental management in higher education public institutions: computer electronic waste disposal procedures
Autor(es): Diniz, Nina Rosa Fernandes
Abstract: Há seis anos a Política Nacional de Resíduos Sólidos instituiu a responsabilidade compartilhada e a logística reversa como obrigatórias para os Resíduos de Equipamentos Eletroeletrônicos (REEE), incluindo a administração pública como corresponsável pelos resíduos, juntamente com a iniciativa privada e a sociedade. Mas não se definiu como deve ser o processo de logística reversa, quais as funções e quais as responsabilidades de cada participante. O Acordo Setorial para implantação de logística reversa de eletroeletrônicos ainda se encontra em discussão, de maneira que, até o momento, nada de concreto foi implantado. Diante disso, algumas instituições públicas de ensino e pesquisa iniciaram o desenvolvimento de projetos pilotos para a logística reversa de determinada categoria de REEE muito presente em sua realidade: os equipamentos eletrônicos de informática. Por meio de pesquisa qualitativa descritiva com aplicação da técnica de benchmarking, estudou-se os procedimentos instituídos nas universidades UFOP, UFLA, UFMG e USP para o desfazimento dos seus resíduos eletrônicos de informática e sugere-se o aprimoramento do processo utilizado pela UFV. Baseado nas práticas desenvolvidas no Centro de Descarte e Reúso de Resíduos de Informática da USP (CEDIR), propõe-se a criação e institucionalização de uma Divisão de recolhimento e destinação de equipamentos eletrônicos de informática e seus componentes, para centralizar os procedimentos de descarte após o desfazimento, com os deveres de recebimento, separação, análise, reaproveitamento e encaminhamento para empresas que promovam o correto descarte. Outros processos fundamentais são a descrição dos procedimentos em manuais (UFMG, UFOP e USP) e fluxogramas (UFLA), bem como a divulgação no site da UFV para que todos os interessados tenham fácil acesso (UFMG, UFOP e USP), além do registro e acompanhamento através de um sistema de controle de patrimônio (UFMG, UFOP, UFLA, UFV e USP). Sugere-se um modelo de projeto piloto que pode ser adaptado e implantado em outras diversas unidades, além da UFV.
Six years ago, the Nacional Policy of Solid Residue introduced shared responsibility and reverse logistics as obliged for the waste electrical and electronic equipment (WEEE), putting the government as co-responsible for residues, along with private initiative and society. But it has not defined how the process of reverse logistic should be, what are the roles and which are the responsibilities of each participant. The Sectoral Agreement for deployment of reverse logistic for electronics is still under discussion, so that, to date, nothing concrete has been deployed. Therefore, some public education and research institutions began to develop pilot projects for reverse logistics of certain category of electronic devices residues [WEEE] very present in their realities: the computer electronics. By descriptive qualitative research with application of benchmarking technique, the procedures established in the universities UFOP, UFLA, UFMG and USP, for the undoing of the computer eletronics waste were studied and improvements were sugested for the process used by UFV. Based on the practices developed in the Disposal and Reuse Center of Computer Waste from USP, it proposes the creation and institutionalization of a Division of collection and disposal of computer equipment and its electronic components in order to centralize disposal procedures after the undoing, with the duties of receipt, separation, analysis, reuse and referrals to companies that promote the proper disposal. Other key processes are the description of the manual procedures (UFMG, UFOP and USP) and flowcharts (UFLA), and the public disclosure in the UFV website for all interested parties to have easy access (UFMG, UFOP and USP), in addition to recording and monitoring through an asset tracking system (UFMG, UFOP, UFLA, UFV and USP). It is suggested a pilot project model that can be adapted and implemented in other various units, in addition to UFV.
Palavras-chave: Administração pública
Eficiência organizacional
Gestão ambiental
Aparelhos e materiais eletrônicos - Resíduos - Eliminação
Lixo eletrônico - Eliminação
CNPq: Administração Pública
Editor: Universidade Federal de Viçosa
Titulação: Mestre em Administração
Citação: DINIZ, Nina Rosa Fernandes. Gestão ambiental em instituições públicas de ensino superior: processos de destinação de resíduos eletrônicos de informática. 2016. 50f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Viçosa, Florestal. 2016.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/8666
Data do documento: 1-Abr-2016
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
texto completo.pdftexto completo1,72 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.