Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/8400
Tipo: Dissertação
Título: Avaliação da contaminação, por crômio, em ecossistemas aquáticos, nas proximidades de indústrias de curtimento de couros em Minas Gerais
Evaluation of chromium contamination in aquatic ecosystems by tannery factories in Minas Gerais, Brazil
Autor(es): Silva, Alessandro Costa da
Abstract: Este trabalho é uma contribuição ao estudo da contaminação, por crômio, em ecossistemas aquáticos fluviais que recebem dejetos resultantes das atividades de indústrias de curtimento de couros (curtumes). Essa problemática decorre da freqüência e necessária utilização de compostos de crômio, visando à melhoria da qualidade do couro. O aspecto bioquímico mais importante e provavelmente mais conhecido do crômio é a reação com as proteínas, como a curtição de couros, que é a transformação do colágeno da pele em couro através do entrelaçamento das protofibrilas do colágeno. No que tange à toxicidade do crômio, esta depende do estado de oxidação em que é lançado no efluente. Existem muitas referências sobre os efeitos cancerígenos do Cr(VI), e outras sobre a possibilidade de íons Cr(V) também o serem; os íons Cr(III), entretanto, não parecem ter, diretamente, implicações tóxicas. Embora nos despejos de curtumes predominem os compostos de crômio trivalente, dependendo de alguns parâmetros característicos do corpo receptor, a oxidação de Cr(III) à Cr(VI), acredita-se poder ser favorecida, colocando em risco a fauna, a flora e a população que utiliza estas águas. A principal preocupação neste trabalho deve-se à possibilidade de despejos de íons Cr(III) que, mesmo não sendo tão nocivos, causarem efeitos maléficos em elevadas concentrações. Foram realizadas análises em compartimentos abióticos como águas, material particulado em suspensão e sedimento e em compartimentos bióticos como vegetação ribeirinha e peixe. A determinação de crômio foi realizada em espectrofotômetro de absorção atômica, em chama N2O-acetileno, utilizando o método de adição-padrão para análise de águas, e curva de calibração para as demais amostras. As localidades estudadas compreenderam: Ipatinga, Matias Barbosa, Dores de Campo, Ressaquinha, Ubá, e Juiz de Fora. Para efeitos comparativos, analisaram-se amostras coletadas em área não-industrializada (Belmiro Braga-MG). Os resultados obtidos confirmaram a contaminação. Em geral, as amostras de vegetação, sedimento e peixe apresentaram maior contaminação. Pela análise em itens da biota, concluiu-se que existe uma transferência de crômio entre os compartimentos dos ecossistemas estudados. Consciente da complexidade do problema, e considerando a importância atual dos estudos ambientais, é necessário que se faça um monitoramento visando gerar dados relevantes para o controle ambiental.
This paper deals with chromium pollution caused by leather manufactories through their pertinent streams. The leather quality improvements by chromium is performed through its reaction with protofibrils of collagen. Toxicity of chromium is a matter of its oxidation-level when discharged into the streams. There are many references about cancerous effects of Cr(VI); also Cr(V) is being considered, quite opposite to Cr(III), which is admitted not to be considerably harmful. On this behalf, analyses were accomplished in abiotic environments (river water, suspended material and sediment), as well as in biotic components (vegetation and fish). The concentrations in the samples were measured by atomic absorption spectrophotometry. Water samples were analysed by standard addition method, while chromium concentrations in the other samples were determined by calibration curves. Localities investigated were Ipatinga, Matias Barbosa, Dores de Campo, Ressaquinha, Ubá e Juiz de Fora. For comparison purposes, samples of a not- industrialized area were also considered. The results attest contamination by leather processing. In general, plants, sediments and fish disclosed precariously high levels. It seems that chromium suffers transport within the components of the ecosystem. Further experiments under controlled conditions are recommended.
Palavras-chave: Contaminação
Crômio
Curtumes
CNPq: Ciências Exatas e da Terra
Editor: Universidade Federal de Viçosa
Titulação: Mestre em Agroquímica
Citação: SILVA, Alessandro Costa da. Avaliação da contaminação, por crômio, em ecossistemas aquáticos, nas proximidades de indústrias de curtimento de couros em Minas Gerais. 1996. 100f. Dissertação (Mestrado em Agroquímica) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 1996.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/8400
Data do documento: 27-Set-1996
Aparece nas coleções:Agroquímica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
texto completo.pdftexto completo7,97 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.