Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/5922
Tipo: Dissertação
Título: Perfil del proceso de secado de pulpa y sus efectos en las propiedades del producto final
Título(s) alternativo(s): Performance do processo de secagem de polpa celulósica e seus efeitos nas propriedades do produto final
Autor(es): Perez, Miguel Luis Salazar
Primeiro Orientador: Oliveira, Rubens Chaves de
Primeiro coorientador: Carvalho, Ana Márcia Macedo Ladeira
Segundo coorientador: Regazzi, Adair José
Primeiro avaliador: Silva, Teresa Cristina Fonseca da
Resumo: En Chile, el rubro de la celulosa es la principal actividad económica del sector forestal, esta se comercializa en su totalidad en forma de fardos secada al 90% AD. En la calidad final obtenida de la celulosa, no solo está implícita las características de la madera, sino también el tipo de proceso utilizado, los insumos químicos que intervienen, la forma en que ésta se lleva a cabo y como se maneja en el proceso productivo. Los mecanismos que hay detrás de los problemas de calidad de la pulpa, han sido tratados en distintos trabajos de investigación. Según estos, las principales etapas del proceso que intervienen en mayor o menor grado en este deterioro son: El digestor, la deslignificación con oxígeno y la máquina de secado. Este trabajo consiste en evaluar el efecto que tiene la etapa de secado sobre la calidad del pro-ducto final, midiendo principalmente sus características ópticas, biométricas, y físico mecánicas. Estas propiedades se comparan en la pulpa líquida blanqueada previa al secado y en la etapa final de la máquina secadora. Según los resultados obtenidos, se demuestra que las propiedades de la calidad de la pulpa obtenidas al final de la etapa de blanqueo, se ven afectadas en el proceso de secado, modificando sus pro-piedades estructurales y de resistencia, tal como se observa en las características físico-mecánicas, propiedades biométricas y ópticas medidas. Como factor relevan-te se observa, un importante incremento de la energía de refinación, parámetro que nos representa en desventaja frente a otros competidores internacionales. El mayor responsable de la pérdida de propiedades se asigna a la "hornificación" (rigidización) de las fibras y a la inactivación de su superficie externa como consecuencias del se-cado drástico, debilitando la unión entre ellas. Conociendo como se alteran las ca-racterísticas cualitativas y cuantitativas de la pulpa en el proceso de secado, se pue-den proponer algunas mejoras y potenciar la calidad de esta, en aquellas propieda-des que se tienen desventajas frente a otras pulpas de mercado y hacer que la ca-dena de valor sea más competitiva para la planta de celulosa.
Abstract: No Chile, a produção de polpa celulósica é a principal atividade econômica no setor florestal. São normalmente comercializadas em formas de fardos secos ao ar (Air Dry 90%). Na avaliação de sua qualidade final está implícito o envolvimento não só das características da madeira, mas também o tipo de processo utilizado, insu-mos químicos envolvidos, a forma como é produzida e como é gerenciado o proces-so de produção. Em geral, os mecanismos por trás dos problemas de controle de qualidade em nossa indústria abrangem vários aspectos no setor celulósico produti-vo. As principais etapas envolvidas: O digestor, o sistema de deslignificação com oxigênio, branqueamento e máquina de secagem. Este trabalho consiste em avaliar o efeito da etapa de secagem na qualidade do produto final, principalmente avalian-do as características ópticas, biométricas, físicas e mecânicas da polpa celulósica. Estas propriedades são avaliadas com a celulose branqueada antes da secagem e comparadas com a da fase final da máquina de secagem. De acordo com os resul-tados obtidos, as propriedades da polpa obtida no final da etapa de branqueamento, são afetadas pelo processo de secagem, modificando suas propriedades estruturais e de resistência. Estas alterações de propriedades são consideradas relevantes em sua produção e consequentemente em sua comercialização. O aumento significativo na energia de refino utilizada para produção de papéis é considerado um parâmetro que pode nos colocar em desvantagem em relação aos concorrentes internacionais. O grande responsável pela perda de propriedade como consequência de secagem drástica é atribuído ao fenómeno de hornification (enrijecimento) das fibras e a con-sequente redução da ativação da superfície externa das fibras para formação de li-gações interfibras na formação de papéis. Neste estudo o conhecimento de informa-ções técnicas obtidas nos permite tomar ações de como alterar a qualidade e quan-tidade de polpa no processo de secagem, contribui com melhorias do controle de qualidade e reduzem as diferenças de desvantagens em comparação com outras polpas celulósicas de mercado permitindo tornar a cadeia produtiva com valor mais competitivo no mercado internacional.
Palavras-chave: Proceso
Secado de pulpa
Celulosa
Processo
Secagem de polpa
Celulose
CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::RECURSOS FLORESTAIS E ENGENHARIA FLORESTAL::TECNOLOGIA E UTILIZACAO DE PRODUTOS FLORESTAIS::TECNOLOGIA DE CELULOSE E PAPEL
Idioma: spa
País: BR
Editor: Universidade Federal de Viçosa
Sigla da Instituição: UFV
Departamento: Qualidade da madeira; Tecnologia de celulose e papel
Citação: PEREZ, Miguel Luis Salazar. Performance do processo de secagem de polpa celulósica e seus efeitos nas propriedades do produto final. 2012. 77 f. Dissertação (Mestrado em Qualidade da madeira; Tecnologia de celulose e papel) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 2012.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://locus.ufv.br/handle/123456789/5922
Data do documento: 21-Jul-2011
Aparece nas coleções:Tecnologia de Celulose e Papel

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
texto completo.pdf1,95 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.