Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/5921
Tipo: Dissertação
Título: Comportamiento de máquina secadora de pulpa producidas con astillas de Eucalyptus de 11 meses de almacenamiento
Título(s) alternativo(s): Comportamento de máquina secadora de polpa produzida com cavacos de eucalipto com onze meses de armazenamento
Autor(es): Jara, Harold Mauricio Alarcón
Primeiro Orientador: Oliveira, Rubens Chaves de
Primeiro coorientador: Carvalho, Ana Márcia Macedo Ladeira
Segundo coorientador: Regazzi, Adair José
Primeiro avaliador: Silva, Teresa Cristina Fonseca da
Resumo: La formación de la hoja de celulosa al momento de comenzar el proceso de secado es una de las condiciones más importantes para la producción continua. Es claro que existen varias condiciones y variables que producen efectos en el comportamiento de la pulpa al momento de su formación en una hoja. La variable más importante a considerar en la formación de la hoja durante este estudio corresponde al efecto de la antigüedad o tiempo de almacenamiento de astillas. La revisión de densidad básica, granulometría, tiempo de almacenamiento de astillas junto con las condiciones de vacío y presión en la sección prensa en la maquina secadora una visualización del comportamiento de astillas de un año de almacenamiento en el producto final. Si bien es cierto existen variaciones respecto a las condiciones normales de proceso, el efecto en la formación de hoja de este tipo de astillas no dista mucho de los problemas que se presentan normalmente en la producción de celulosa de eucaliptus.
Abstract: A formação da folha de celulose é uma das propriedades da polpa de grande relevância para o processo de sua secagem e uma das mais importantes do processo contínuo de produção industrial. Existem várias condições e variáveis industriais que afetam o comportamento da polpa no momento de formação de suas folhas. Uma das variáveis mais importantes a ser considerada na sua formação avaliada neste estudo é o efeito de idade ou tempo de armazenamento dos cavacos utilizados no processo de polpação. Neste contexto é apresentada uma revisão bibliográfica sobre as influências de densidade básica, granulometria e tempo de armazenamento dos cavacos e suas associações com as condições de vácuo e pressão na seção de prensagem em uma maquina secadora de celulose assim como um estudo de caso de comportamento da polpa produzida com cavacos com um ano de armazenamento e seus efeitos na qualidade do produto final. Com base nos resultados obtidos observa-se que enquanto houver variações normais decorrentes do próprio processo industrial, o efeito em formação de folhas oriundas de cavacos com um ano de armazenamento não é diferente dos problemas que normalmente surgem na produção convencional de polpa de eucalipto.
Palavras-chave: Maquina secadora
Astillas
Pulpa
Eucalyptus
Máquina secadora
Cavacos
Polpa
Eucalipto
CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::RECURSOS FLORESTAIS E ENGENHARIA FLORESTAL::TECNOLOGIA E UTILIZACAO DE PRODUTOS FLORESTAIS::TECNOLOGIA DE CELULOSE E PAPEL
Idioma: spa
País: BR
Editor: Universidade Federal de Viçosa
Sigla da Instituição: UFV
Departamento: Qualidade da madeira; Tecnologia de celulose e papel
Citação: JARA, Harold Mauricio Alarcón. Comportamento de máquina secadora de polpa produzida com cavacos de eucalipto com onze meses de armazenamento. 2011. 71 f. Dissertação (Mestrado em Qualidade da madeira; Tecnologia de celulose e papel) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 2011.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://locus.ufv.br/handle/123456789/5921
Data do documento: 21-Jul-2011
Aparece nas coleções:Tecnologia de Celulose e Papel

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
texto completo.pdf2,53 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.