Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/5267
Tipo: Dissertação
Título: Modelo para estimar o número de dias trabalháveis com tratores agrícolas, em função de parâmetros do solo e do clima
Autor(es): Assis, Simone Vieira de
Primeiro Orientador: Sediyama, Gilberto Chohaku
Primeiro avaliador: França, Gutemberg Borges
Segundo avaliador: Vieira, Hélio Alves
Terceiro avaliador: Vianello, Rubens Leite
Quarto avaliador: Martyn, Peter John
Abstract: Para se obter o número de dias trabalháveis com tratores agrícolas, é necessário ter conhecimento sobre a unidade do solo e a quantidade de precipitação ocorrida. Nesta pesquisa. foi calculado o balanço de umidade do solo. para três cidades localizadas no Triângulo Mineiro, Minas Gerais, a saber: Araxá, Capinópolís e Uberaba. Os dados meteorológicos utilizados foram de precipitação, brilho solar e temperatura do ar, estudando-se, para cada cidade, os seguintes números de anos: Araxá - 12 anos; Capinópolis - 11 anos e Uberaba - 14 anos. Utilizando os valores limites de precipitação e da água disponível no solo. valores esses determinados pelo modelo usado, foi possível obter o número de dias trabalháveis com tratores agrícolas. A probabilidade de ocorrência de dias trabalháveis com tratores agrícolas foi obtida utilizando os cálculos de probabilidade condicional. O modelo de cadeia de Harkov foi utilizado para obter a distribuição do número de dias trabalháveis com tratores agrícolas. Obteve-se. também, a probabilidade de ocorrêncía de dias bons e dias ruins, durante cada semana climatológica. Para cada semana climatológica foi calculado o número de dias bons esperados. em quatro níveis de probabilidade. De acordo com o número de dias bons esperados e o nível de probabilidade, pode-se melhor planejar as atividades agrícolas, utilizando-se tratores agrícolas.
Palavras-chave: Climatologia
Modelagem
Trator
Solo
Clima
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS::METEOROLOGIA::CLIMATOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Editor: Universidade Federal de Viçosa
Sigla da Instituição: UFV
Departamento: Agrometeorologia; Climatologia; Micrometeorologia
Citação: ASSIS, Simone Vieira de. Modelo para estimar o número de dias trabalháveis com tratores agrícolas, em função de parâmetros do solo e do clima. 1988. 109 f. Dissertação (Mestrado em Agrometeorologia; Climatologia; Micrometeorologia) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 1988.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://locus.ufv.br/handle/123456789/5267
Data do documento: 19-Fev-1988
Aparece nas coleções:Meteorologia Agrícola

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
texto completo.pdf6,02 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.