Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/5264
Tipo: Dissertação
Título: Estudo do ciclo do regime térmico do solo de Viçosa, MG, sob três condições de cobertura
Autor(es): Sandanielo, Aquiles
Primeiro Orientador: Vianello, Rubens Leite
Primeiro avaliador: Sediyama, Gilberto Chohaku
Segundo avaliador: Vieira, Hélio Alves
Terceiro avaliador: Costa, Liovando Marciano da
Quarto avaliador: Aspiazú, Celestino
Abstract: Nesta pesquisa, estudou-se o comportamento térmico de um Podizólico Vermelho-Amarelo Câmbico distrófíco fase terraço, em Viçosa, MG. Foi montado o equipamento indispensável, isto é, confecção e calibração de pares termoclétricos, calibração de placa de fluxo de calor, preparação de milivoltímetros, instalação dos sensores etc. As medidas foram realizadas em intervalos de 1 hora, para o ciclo diário, sob diversificadas condições de tempo meteorológico e para três diferentes coberturas do solo, isto é, solo nu, cobertura vegetal e cobertura morta. Os sensores foram instalados nas profundidades de 02, 05, 10, 20, 30, 80 e 100 cm além da placa de fluxo a 7,5 cm. Paralelamente 33 observações de temperatura e fluxo de calor. recolheram-se amostras de solo. a diferentes profundidades, com as quais foram determinadas as propriedades físicas e o teor de umidade do solo. A partir das medições, determinaram-se as propriedades térmicas do solo a diferentes profundidades ou camadas. Dentre tais propriedades destacaram-se as seguintes: amplitude e fase das ondas de temperatura a diferentes profundidades e para os 11 primeiros harmônicos da série de Fourier; marcha diária do fluxo de calor a 7,5 cm; difusividade e condutividade térmicas do solo; profundidade de amortecimento e velocidade de penetração da onda de temperatura no solo. Finalmente, a partir das propriedades físicas e do teor de umídade, foram ainda determinadas a capacidade calorífica e o calor específico do solo. Todos os resultados foram apresentados em forma de gráficos e tabelas, e analisados e comparados com valores pesquísados por outros autores.
Palavras-chave: Micrometeorologia
Solo
Regime térmico
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS::METEOROLOGIA::MICROMETEOROLOGIA
Idioma: por
País: BR
Editor: Universidade Federal de Viçosa
Sigla da Instituição: UFV
Departamento: Agrometeorologia; Climatologia; Micrometeorologia
Citação: SANDANIELO, Aquiles. Estudo do ciclo do regime térmico do solo de Viçosa, MG, sob três condições de cobertura. 1983. 102 f. Dissertação (Mestrado em Agrometeorologia; Climatologia; Micrometeorologia) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 1983.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://locus.ufv.br/handle/123456789/5264
Data do documento: 11-Ago-1983
Aparece nas coleções:Meteorologia Agrícola

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
texto completo.pdf5,8 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.