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Tipo: Dissertação
Título: O currículo como instrumento da formação profissional do técnico em agropecuária: o caso da Central de Ensino e Desenvolvimento Agrário de Florestal – MG
Título(s) alternativo(s): The curriculum as an instrument of professional training of agriculture technician: the case of Central de Ensino e Desenvolvimento Agrário de Florestal; MG
Autor(es): Barros, Flávia Moreira Barroca de
Primeiro Orientador: Fiúza, Ana Louise de Carvalho
Primeiro coorientador: Barreto, Maria de Lourdes Mattos
Segundo coorientador: Ferreira Neto, José Ambrosio
Primeiro avaliador: Pinto, Neide Maria de Almeida
Segundo avaliador: Mello, Rita Márcia Andrade Vaz de
Terceiro avaliador: Doula, Sheila Maria
Abstract: O presente trabalho analisa os fatores que influenciam a composição do currículo trabalhado no curso Técnico em Agropecuária, da Central de Ensino e Desenvolvimento Agrário de Florestal - CEDAF, ao longo de sua existência. Buscamos compreender a forma como ocorrem as mudanças no currículo do Curso de Técnico em Agropecuária, identificando as mudanças de temas trabalhados na formação do profissional, as fontes de influências das transformações havidas no currículo do curso de Técnico em Agropecuária da CEDAF, os atores neles envolvidos, as demandas advindas da sociedade, e ainda, como as modificações curriculares são incorporadas na prática de ensino dos professores. Para tanto, foi feito um levantamento de dados primários e secundários. No levantamento dos dados primários foram utilizados documentos do curso Técnico em Agropecuária do arquivo na escola e foram realizadas entrevistas com os professores desse curso, identificando a concepção deles sobre o contexto relativo ao processo de modificações do currículo. No processo de levantamentos de dados secundários foi realizada pesquisa em bibliografia especializada, como também nos documentos legais na área da educação profissional. Podemos afirmar que a concepção teórica adotada neste trabalho do currículo concebido primeiro como uma configuração e não como algo dado e segundo como um campo de forças, dentro do qual os desequilíbrios entre os atores envolvidos na sua configuração se estabelece mediante a incontestabilidade da realidade, se sustenta. Ou seja, não é possível, nem para o Estado impor leis que não podem ser operacionalizadas, nem para a escola desconhecer as mudanças advindas da sociedade e do Estado, nem a sociedade, não se adequar a esses novos direcionamentos. Portanto, podemos afirmar a idéia do currículo como algo dinâmico, pulsante e não como um quadro ou documento para constar.
This work analyses the factors that influence the composition of the curriculum worked on the technical course of Agricultural, of the Central de Ensino e Desenvolvimento Agrário de Florestal-CEDAF, throughout its existence. We aimed to understand the way changes on the Agricultural Technical Course curriculum occur, identifying the changes in the subjects worked in the training course, the influence sources of the changes undertaken on the curriculum of CEDAF Agricultural technical course, the actors involved, the resulting demands of the society, and more, the curriculum changes that are incorporated on the teaching practice of the teachers. Thus, a survey of primary and secondary data was made. For the primary data survey, documents of the school file were used and interviews with the course teachers were made, identifying their conception of the context related to the process of modification on the curriculum. In the process of looking for the secondary data, a research was made on the specialized bibliography, in addiction to the legal documents in the professional education area. So we can say that the theoretical framework adopted in this study of the curriculum designed first as a setting and not as something given and second as a force field within which the imbalances between the actors involved in its setting is established through unquestionably reality , justifies itself . In other words, it is not possible, Neither for the State to impose laws that can not be operationalized, Nor to school to ignore the changes brought on by society and the state, nor the society, not conforming itself to these new directions. Therefore, we affirm the idea of curriculum as something dynamic, pulsating and not as a picture or document to be evident.
Palavras-chave: Currículo
Educação profissional
Ensino agrícola
Curriculum
Professional education
Agricultural education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA::EXTENSAO RURAL
Idioma: por
País: BR
Editor: Universidade Federal de Viçosa
Sigla da Instituição: UFV
Departamento: Instituições sociais e desenvolvimento; Cultura, processos sociais e conhecimento
Citação: BARROS, Flávia Moreira Barroca de. The curriculum as an instrument of professional training of agriculture technician: the case of Central de Ensino e Desenvolvimento Agrário de Florestal; MG. 2009. 129 f. Dissertação (Mestrado em Instituições sociais e desenvolvimento; Cultura, processos sociais e conhecimento) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 2009.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://locus.ufv.br/handle/123456789/4114
Data do documento: 26-Jun-2009
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