Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/26020
Tipo: Artigo
Título: ATP - bioluminescence as a technique to evaluate the microbiological quality of water in food industry
Autor(es): Costa, Patrícia Dolabela
Andrade, Nélio José de
Passos, Frederico José Vieira
Brandão, Sebastião César Cardoso
Rodrigues, Carolina Gonçalves Freire
Abstract: ATP-bioluminescence was used to evaluate the microbiological quality of water samples collected from the water supply, the water treatment system and from a dairy plant, including ammonia-cooling water and industrial water. For industrial water, there was relation between the ATP-bioluminescence technique and microbial count. There were no differences (p>0.05) between water supply and ammonia-cooling water samples for total and free ATP concentrations nor for the microbial counts. Different microbial ATP concentrations were found for these water samples. The results suggested that the physical chemical quality of ammonia cooling water decreased the RLU measurements slightly. It could be concluded that the total ATP concentration was the most effective technique to evaluate the microbiological quality of water used in the food indsutry by ATP-bioluminescence.
A qualidade microbiológica da água do manancial de captação para tratamento na ETA/UFV, da água de resfriamento de amônia e da água industrial de uso em um laticínio foi avaliada pela técnica de ATP-bioluminescência. Nas águas, foram efetuadas, também, as contagens de mesófilos aeróbios, expressos em UFC.mL-1 e coliformes totais, expressos em NMP.100 mL-1. Foi utilizado um luminômetro para os testes de determinação de ATP total e livre, expressos em Unidades Relativas de Luz (URL), nas diversas águas. O ATP microbiano foi determinado pela diferença entre o ATP total e livre. Em relação à água industrial, houve a concordância entre os métodos de bioluminescência e de contagem de mesófilos aeróbios e coliformes totais. As amostras de água de manancial e de resfriamento não apresentaram diferença (p>0,05), pelo teste de Tukey, para as quantidades de ATP total, livre e também para as contagens microbianas. Constataram-se concentrações diferentes de ATP microbiano para essas amostras de água. Os resultados indicam que o teste de ATP total é o mais recomendado para avaliar a qualidade microbiológica da água e sugerem que a qualidade físico-química da mesma pode afetar a formação de luz.
Palavras-chave: Water quality
ATP-bioluminescence measurement
Food industry
Editor: Brazilian Archives of Biology and Technology
Tipo de Acesso: Open Access
URI: http://dx.doi.org/10.1590/S1516-89132004000300010
http://locus.ufv.br//handle/123456789/26020
Data do documento: Jul-2000
Aparece nas coleções:Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
artigo.pdftexto completo180,01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.