Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/25744
Tipo: Artigo
Título: Caracterização do mercado consumidor de sucos prontos para o consumo
Autor(es): Dantas, Maria Inês de Souza
Carmo, Mônica Cristina Lopes do
Ribeiro, Sônia Machado Rocha
Abstract: O mercado brasileiro de sucos prontos para beber está em franca expansão, acompanhando a tendência mundial de consumo de bebidas saudáveis e saborosas. O presente trabalho objetivou traçar o perfil dos consumidores de sucos industrializados da cidade de Viçosa, MG. A pesquisa foi exploratória, descritiva direta e estruturada por meio de uma amostragem aleatória simples com a aplicação de questionários estruturados com abordagem quantitativa, composta por 292 consumidores entrevistados; deles: 32% consomem algum tipo de suco de três a cinco vezes por semana; 72% preferem o suco tradicional ao light/diet; a primeira opção de sabor mais citada foi o de laranja. Sabor, qualidade e validade foram critérios considerados extremamente importantes na escolha de sucos industrializados pela maioria dos entrevistados. Cerca de 45% incluíram o preço nessa categoria, enquanto a embalagem e a praticidade foram consideradas muito importantes por 39% e 44%, respectivamente. Apenas 33% dos participantes consideraram o valor nutricional e a marca como muito importantes na aquisição de sucos. Metade dos consumidores afirma ler as informações nutricionais contidas nos rótulos. As marcas preferidas foram a Del Valle (22%; n = 63) e Tial (21%; n = 59). Sabor, qualidade e confiança foram os principais quesitos apontados para a preferência pela marca. Percebe-se que um fator comum aos consumidores de sucos prontos refere-se à saudabilidade, fator considerado fonte de satisfação unânime entre os pesquisados na etapa qualitativa. O mercado de sucos apresenta um enorme potencial a ser explorado.
The Brazilian market for ready to drink juices is expanding with the worldwide trend for the consumption of healthy and tasty drinks. The present study aimed to determine the profile of consumers of processed juices in Viçosa/MG/Brazil. The research was exploratory, descriptive, direct and structured by way of simple random sampling with structured questionnaires, showing a quantitative approach. A total of 292 consumers were surveyed of which 32% drank some kind of juice 3 to 5 times per week, 72% preferred traditional to light/diet juices, and the first option most cited for flavour was orange. The taste, quality and shelf-life were considered extremely important by most respondents in choosing industrialized juices. About 45% included the price in this category, while packaging and practicality were considered very important by 39% and 44%, respectively. Only 33% of the participants considered the nutritional value and brand as very important in the acquisition of juices. Half of the consumers reported reading the nutritional information on the labels. The preferred brands were Del Valle (22%, n = 63) and Tial (21%, n = 59). The taste, quality and reliability were the key questions involved in brand preference. One common factor perceived amongst the consumers of ready to drink juices referred to healthiness, a factor considered a unanimous source of satisfaction amongst the respondents in the qualitative phase. The juice market has a huge potential to be explored.
Palavras-chave: Sucos industrializados
Marketing
Mercado consumidor
Bebidas
Industrialized juices
Marketing
Consumer market
Beverages
Editor: Brazilian Journal of Food Technology
Tipo de Acesso: Open Access
URI: http://dx.doi.org/10.1590/1981-6723.2914
http://locus.ufv.br//handle/123456789/25744
Data do documento: Out-2014
Aparece nas coleções:Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
artigo.pdftexto completo1,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.