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Tipo: Artigo
Título: Resistência ao cisalhamento de um Argissolo Vermelho-Amarelo submetido ao tráfego de um trator agrícola
Autor(es): Dias, Gutemberg P.
Barbosa, Jackson A.
Dias Junior, Moacir de S.
Vieira, Luciano B.
Abstract: A principal causa da compactação dos solos agrícolas é o tráfego de tratores e máquinas, em sua maioria montados sobre rodados pneumáticos. Quando um rodado se desloca sobre uma superfície são geradas tensões perpendiculares e tangenciais a ela, as quais, denominadas ainda tensões normal e cisalhante, são transmitidas à massa de solo, a partir da área de contato rodado-solo. Este trabalho teve como objetivo avaliar o efeito do tráfego de um trator agrícola, em diferentes condições operacionais, nos parâmetros curva tensão-deformação, tensão cisalhante máxima e deformação máxima de um Argissolo Vermelho-Amarelo. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado, em esquema fatorial 2x2x3, constituído por dois tipos de rodados pneumáticos agrícolas (rodados de configuração diagonal e configuração radial), duas pressões de insuflagem dos rodados (168 e 98 kPa) e três níveis de patinagem dos rodados (0,10, 0,20 e 0,30 m m-1), com quatro repetições, perfazendo o total de quarenta e oito unidades (ou parcelas) experimentais. Os ensaios de cisalhamento direto foram realizados em amostras indeformadas, usando-se uma prensa de cisalhamento da marca Ele International. Os resultados mostraram que o tráfego do trator agrícola, em condições elevadas de pressão de insuflagem e patinagem, causa deslocamento das curvas tensão-deformação para regiões de maiores tensões cisalhantes, podendo ensejar degradação da estrutura do solo.
The main cause of the compaction of agricultural soils, is the traffic of tractors and machines, with pneumatic tires. When one tire roll on a soft soil, normal and tangencial strengths are applied to it. The tire-soil interface defines characteristics of transmission to the soil mass of these strengths. The main objective of this work was to assess soil reology due to agricultural traffic. The experimental design was a completly randomized (factorial), consisting of two types of tires cross-ply and radial, two tire pressures (168 and 98 kPa), and, three levels of slipage (0.10, 0.20 and 0.30 m m-1), with four replications. The assessment of direct shear strength was carried out on soil samples, using a universal strength machine of the Ele International. The results showed that traffic of agricultural tractor, rolling in over pressured conditions and high motion reduction due to slipage, cause displacement of the tension-deformation curves towards regions of higher shear tensions, allowing potential soil structure degradation.
Palavras-chave: Compactação de solos agrícolas
Tráfego de tratores
Curvas tensão-deformação
Compaction of agricultural soils
Tractor traffic
Tension-deformation curves
Editor: Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental
Tipo de Acesso: Open Access
URI: http://dx.doi.org/10.1590/S1415-43662004000200024
http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/25084
Data do documento: Mai-2004
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