Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/24525
Tipo: Dissertação
Título: Trocando saberes e construindo conhecimentos: a participação de estudantes da EFA Paulo Freire na Troca de Saberes
Knowledge exchange and knowledge construction: the participation of young EFA students in Knowledge Exchange
Autor(es): Silva, Fernanda Fernandes da
Abstract: A presente pesquisa tem como temática central problematizar a participação do jovem estudante de EFA, mais especificamente jovens da Escola Família Paulo Freire na Troca de Saberes, evento que se realiza na programação da Semana do Fazendeiro, da Universidade Federal de Viçosa. A proposta do estudo foi acompanhar, observar e analisar a movimentação dos estudantes durante a realização da Troca de Saberes, com o intuito de identificar quais os benéficos que essa participação pode ou não trazer para a formação do estudante, bem como estes sujeitos significam o espaço. Essa dissertação de caráter qualitativo apropriou-se dos seguintes instrumentos metodológicos: pesquisa bibliográfica e documental, a observação dos jovens durante a realização da Troca de Saberes e a realização de entrevista a fim de seguir “aquilo que eles experimentam, o modo como eles interpretam as suas experiências e o modo como eles próprios estruturam o mundo social em que vivem” (Bogdan e Bicklen, 2001. p. 51). Como resultado dessa pesquisa, constatou-se que os jovens têm na Troca de Saberes um lugar de encontro e que auxilia na formação do jovem enquanto cidadão e responsável pelas questões econômicas e sociais do Campo.
The present research is focused on the participation of young EFA students, mainly young people from the Escola Família Paulo Freire in Troca de Saberes (Knowledge Exchange), an event held during the Farmer's Week, at the Universidade Federal de Viçosa. This study aimed to monitor, observe and analyze the behavior of the students during the development of the Troca de Saberes, in order to identify whether they benefited from the participation and what contributions were obtained for their professional training, besides the meaning these students attributed to that environment. The methodological instruments used in this qualitative dissertation were bibliographical and documentary research, observation of the young people during the realization of the Troca de Saberes and interviews, so as to understand "what they experience, how they interpret their experiences, and how they themselves organize the social world in which they live "(Bogdan and Bicklen, 2001: 51). This research demonstrated that, for those young people, Troca de Saberes is a place for encounters that enrich their training as citizens who are responsible for the economic and social issues of the Rural environment.
Palavras-chave: Escola rural
Estudantes - Atividades
Educação
CNPq: Educação
Editor: Universidade Federal de Viçosa
Titulação: Mestre em Educação
Citação: SILVA, Fernanda Fernandes da. Trocando saberes e construindo conhecimentos: a participação de estudantes da EFA Paulo Freire na Troca de Saberes. 2018. 65 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/24525
Data do documento: 7-Fev-2018
Aparece nas coleções:Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
texto completo.pdftexto completo1,27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.