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Tipo: Dissertação
Título: Você não pode me ignorar, eu estou aqui! Narrando com os cotidianos de uma escola
You cannot ignore me, I am here! Narrating with the daily life of a school
Autor(es): Carvalho, Carolina Alvarenga de
Abstract: Esta pesquisa teve como objetivo seguir as produções identitárias, o diferente no cotidiano escolar e também a possível emergência da diferença no contexto de uma turma de nono do ensino fundamental. Dessa forma acompanhei os cotidianos, em minhas próprias aulas, nesta turma em uma escola pública do município de Viçosa - MG durante quatro meses. Atentando para as relações estabelecidas entre as produções identitárias perante a normatividade escolar, apresentando a potência da criatividade do ser humano para produzir resistências e criar outras formas de agir e existir. Os registros destes cotidianos foram feitos com um gravador e também em caderno de notas. Por ser uma pesquisa em minhas próprias turmas também possibilitou auto reflexões acerca dos incômodos e impactos das relações produzidas nesta sala em mim, enquanto pessoa e professora. No primeiro capítulo explico a opção pelas narrativas em formato de cartas. No segundo capítulo escrevo sobre os motivos da escolha deste tema, a opção por fazer pesquisa da própria prática, descrevo os procedimentos metodológicos da pesquisa com o cotidiano, as características desta escola, da turma em questão, indicando que em uma pesquisa com o cotidiano todos os tempos e espaços possíveis fazem parte da pesquisa, assim como todos os praticantes dos cotidianos desta instituição. No terceiro capítulo narro acontecimentos que remetem o diferente no espaço escolar, discuto os movimentos de resistência como forma de criar modos de escapar as normatividades escolares. Narro a emergência da diferença como um movimento sem lei que me deixou sem resposta. O terceiro capítulo traz as normas criadas pelos próprios estudantes, narrando cenas que demonstram que a criação de padrões não ́e apenas institucional, imposta do maior ao menor, mas que temos naturalizados em nós a necessidade de padronizar, classificar e hierarquizar as pessoas. No quarto capítulo narro situações em que as políticas públicas influenciam nos cotidianos escolares, denunciando as dificuldades criadas pela ausência de políticas públicas a longo prazo comprometidas com a educação pública de qualidade. No quinto e último capítulo encerro esta dissertação explicando a escolha pelo tipo de texto, os desafios de se fazer pesquisa com os cotidianos e da própria prática, e os afetamentos que esta pesquisa causou em mim. E concluo destacando que a relevância desta pesquisa consiste em convidar para uma outra discussão sobre o diferente, que extrapole a lógica da aceitação e da normalização dos indivíduos.
This research aims to follow the identity production, the different in the daily school live, as well the possible emergence of the difference in the context of a ninth grade class of elementary school, during my own classes, in a public school in the municipality of Vi ̧cosa - MG. In such a context this research observed the relationships established by the productions of identity through the school normativity, highlighting the creativity power of the human beings to produce resistance and to create other ways of acting and existing. Once the research was done in my own classes, I was able to perform self-reflections about the annoyances and impacts of the relations produced by this room in me as a person and teacher. In the first chapter of this dissertation, I write about the reasons for choosing this topic, and why to do research on my own practices. In the first chapter of this dissertation, I write about the reasons for choosing this topic, and why to do research on my own practices. Then, I describe the methodological procedures focusing on the daily subjects and on the characteriscts of the school and the classroom observed. It is worthy mentioning that all possible times and spaces are part of the research, as well everyone who are practitioners of the daily life of this institution. In the second chapter I narrate events that refer to the different in the school space, discussing resistance movements as a way to create ways to escape school normativities. I also narrate the emergence of difference as a lawless movement that surprised me and left me unanswered. In the sequel, I also bring the norms created by the students themselves, narrating scenes that demonstrate that the creation of standards is not only institutional, imposed from the greatest to the least, but that we have naturalized in us the need to standardize, classify and hierarchize people. In the third chapter, I narrate situations in which public policies influence school daily life, denouncing the difficulties created by the absence of long-term public policies, which are directly committed with the quality public education. In the fourth and last chapter I close this dissertation explaining the choice by the type of text, the challenges of doing research with the daily and on my own practices, and the affections caused by this research on me.
Palavras-chave: Ambiente escolar
Crianças - Identidade
Diferenças individuais em crianças
CNPq: Educação
Editor: Universidade Federal de Viçosa
Titulação: Mestre em Educação
Citação: CARVALHO, Carolina Alvarenga de. Você não pode me ignorar, eu estou aqui! Narrando com os cotidianos de uma escola. 2018. 71 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/24501
Data do documento: 29-Out-2018
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