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Tipo: Dissertação
Título: O SIMAVE e sua relação com o trabalho docente: percepções de diferentes atores do cotidiano escolar
SIMAVE and its relationship with teaching work: perceptions of different actors in the daily school life
Autor(es): Dutra, Filippe Rocha
Abstract: A emergência da avaliação educacional como tema de interesse nas pesquisas em educação emerge, no Brasil, de forma expressiva na década de 1990. Até então, ela não ocupava lugar de destaque, seja nos currículos dos cursos de Pedagogia, seja nos congressos de educação. Sua ascensão como objeto de estudos ocorre em virtude de sua promoção por pesquisadores da área e gestores (ROMÃO, 2007). Com relação à avaliação externa como modalidade e instrumento avaliativo do ensino, das instituições e redes, os estudos indicam que só veio a adquirir sentido e relevância a partir dos últimos anos de 1990 (VIANNA, 1995; GATTI, 2002; DALBEN, 2005). Nesse contexto, fizemos um recorte no campo de pesquisa e optamos por investigar o Sistema Mineiro de Avaliação e Equidade da Educação Pública (SIMAVE), mais especificamente, o Programa de Avaliação da Educação Básica (PROEB), compreendido como um exemplo de avaliação em larga escala. Esse objeto de estudos se justifica por sua forte presença nas instituições de ensino, sua relevância para a Rede Estadual de Ensino de Minas Gerais e sua capacidade de interferir, de forma direta, sobre o cotidiano das escolas mineiras. O referencial teórico que trazemos para esta pesquisa explora um tema em ascensão no meio acadêmico e uma modalidade de avaliação que exerce papel estratégico nas Redes de Ensino, servindo, por vezes, a interesses particulares de ideologias de grupos e sistemas políticos, como o Capitalismo. Elegemos três temas como categorias relevantes para a discussão do tema central deste trabalho: 1-Avaliação dos Sistemas de Ensino (SOUZA; OLIVEIRA, 2003; MACEBO, 2007; BONAMINO; SOUSA, 2012; BAUER, 2013; FREITAS, L., 2013; GATTI, 2013). 2-SIMAVE (CARVALHO et al, 2011; BORGES, 2016). 3-Trabalho Docente (HYPOLITO, 1997; FIDALGO; FIDALGO, 2009; TARDIF: LESSARD, 2014; VIANNA, 2014). Nosso objetivo foi analisar a relação entre o SIMAVE/PROEB e o trabalho docente a partir da compreensão de diferentes atores de escolas estaduais pertencentes à Superintendência Regional de Ensino de Muriaé (SRE/Muriaé). A pesquisa foi desenvolvida em três escolas pertencentes à SRE/Muriaé, selecionadas a partir do número de alunos matriculados nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio: até 350 alunos; de 351 a 750 alunos; com mais 751 alunos. Os caminhos metodológicos desta pesquisa, de abordagem quantitativa e qualitativa, foram: T) aplicação de questionário a 62 atores escolares, de três escolas da Rede Estadual de Ensino de Minas - Gerais, para conhecer a realidade das escolas pertencentes à SRE/Muriaé, o que pensam os / atores escolares sobre avaliação externa e SIMAVE/PROEB e as possíveis interferências nas atividades desenvolvidas pelas escolas; II) realização de entrevista semiestruturada com cinco atores escolares que atuam nas três escolas participantes. Para a análise de dados foi feita a opção pela análise de conteúdo (MORAES, 1999). Os resultados desta pesquisa apontam, dentre outros fatores, uma ambígua percepção sobre a relevância, por parte dos diferentes atores escolares, das avaliações externas, a partir do SIMAVE/PROEB, uma significativa interferência deste instrumento avaliativo sobre o trabalho docente e sobre o cotidiano das escolas. Destacamos a importância da avaliação e, especificamente, das avaliações externas no contexto educacional, mas evidenciamos a urgente necessidade de se elaborar meta- avaliação e uma profunda reflexão, por parte dos diferentes atores escolares, sobre seu papel, atribuições para a educação, sua validade como instrumento de melhoria da educação. Apontamos a forte interferência das avaliações em larga escala sobre o trabalho docente e as estratégias que estes têm utilizado para conciliarem a agenda de avaliações e as já tradicionais atribuições das carreiras do magistério.
The emergence of educational evaluation as a topic of interest m education research emerged in Brazil in an expressive way in the 1990s. Until then, it had no place of prominence, either in curricula of Pedagogy courses or in education congresses. Its nse as object of studies | occurs due to its promotion by area researchers and managers (ROMÃO, 2007). With respect to external evaluation as a modality and evaluation instrument of teaching, institutions and networks, studies indicate that 1t only came to acquire meaning and relevance from the last years of 1990 (GATTI, 2002; DALBEN, 2005). In this context, we made a cut in the field of research and chose to investigate the Mineiro Evaluation and Equity System of Public Education (SIMAVE), more specifically, the Basic Education Assessment Program (PROEB), | understood as an example of large scale evaluation. This object of study is justified by its strong presence in educational institutions, its relevance to the Minas Gerais State Teaching Network and its ability to directly interfere with the daily life of the Minas Gerais schools. The theoretical framework that we bring to this research explores a rising theme in the academic environment and an evaluation modality that plays a strategic role in Teaching Networks, sometimes serving the particular interests of groups' 1deologies and political systems, such as Capitalism. We chose three themes as relevant categories for the discussion of the central theme of this work: 1-Assessment of Teaching Systems (SOUZA; OLIVEIRA, 2003; MACEBO, 2007; BONAMINO; SOUSA, 2012; BAUER, 2013; FREITAS, L., 2013; GATTI, 2013). 2-SIMAVE (CARVALHO et al., 2011; BORGES, 2016). 3-Teaching Work (HYPOLITO, 1997; FIDALGO; FIDALGO, 2009; TARDIF; LESSARD, 2014; VIANNA, 2014). Our objective was to analyze the relationship between SIMAVE / PROEB and the teaching work from the understanding of different actors of state schools belonging to the Regional Superintendence of Education of Muriaé (SRE/Muriaé). The research was developed in three schools belonging to SRE/Muriaé, selected from the number of students enrolled in the final years of elementary school and high school: up to 350 students; from 351 to 750 students; with more than 751 students. The methodological approaches of this research, with a quantitative and qualitative approach, were: I) application of a questionnaire to 62 school actors from three schools of the Minas Gerais State Teaching Network, in order to know the reality of the schools belonging to SRE/Muriaé, the school actors think about external evaluation and SIMAVE/PROEB and the possible interferences in the activities developed by the schools; II) semi-structured interview with five school actors who work in | the three participating schools. For the data analysis the option was made for content analysis (MORAES, 1999). The results of this research point out, among other factors, an ambiguous perception about the relevance of the external evaluations, based on SIMAVE / PROEB, on the part of the different school actors, a significant interference of this evaluation instrument ' on the teaching work and the daily life of schools. We emphasize the importance of l evaluation and specifically of external evaluations in the educational context, but we highlight the urgent need to elaborate a meta-evaluation and a deep reflection by the different school | actors on their role, attributions for education, their validity as an instrument for improving education. We point out the strong interference of large-scale evaluations of teaching work and the strategies they have used to reconcile the assessment agenda and the traditional assignments of teaching careers.
Palavras-chave: Avaliação educacional
Sistema Mineiro de Avaliação e Equidade da Educação Publica
Programa de Avaliação da Rede de Educação Básica - Minas Gerais
Professores - Avaliação
CNPq: Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais
Editor: Universidade Federal de Viçosa
Titulação: Mestre em Educação
Citação: DUTRA, Filippe Rocha. O SIMAVE e sua realaçao com o trabalho docente: percepções de diferentes atores do cotidiano escolar. 2018. 142 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/24438
Data do documento: 30-Out-2018
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