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Tipo: Dissertação
Título: O aprendizado da docência no ensino superior: experiências e saberes compartilhados por professores do curso de direito sobre o constituir-se professor
The learning of teaching in higher education: experiences and knowledge shared by professors of the law course on becoming a teacher
Autor(es): Chiapeta, Ana Paula Pessoa Brandão
Abstract: A reflexão sobre o aprendizado da docência no ensino superior, em especial nos cursos de Direito, é tarefa complexa e necessária. Os cursos de Direito formam bacharéis que nunca tiveram qualquer formação específica para a docência ao longo da graduação. Em nível de pós-graduação, o objetivo maior é a formação de pesquisadores da ciência jurídica, e não a formação pedagógica. A docência como profissão requer saberes específicos que não encontram um espaço formativo identificado na carreira do professor de Direito. Os cursos de Direito estão sendo expandidos e a demanda por professores é crescente, portanto faz-se necessário investigar de que maneira esses professores constituem suas práticas pedagógicas e como constroem suas trajetórias na profissão docente. O objetivo geral desta pesquisa foi compreender o processo de constituição da docência de professores do ensino superior que atuam nos cursos de Direito, em instituições públicas e particulares, elegendo a aprendizagem docente como categoria de estudo e análise. Especificamente, buscamos identificar, nos editais e nas resoluções de concurso para seleção e ingresso na docência do ensino superior, quais têm sido as exigências normativas e formativas para admissão de professores para atuarem nos cursos de bacharel em Direito. Objetivamos, ainda, caracterizar a formação desses professores, considerando seus investimentos na formação inicial e continuada com vista ao aprendizado profissional da docência; conhecer os elementos envolvidos no aprendizado profissional da docência desses professores, considerando como indicadores as experiências vivenciadas, as referências identitárias constituídas e os saberes apropriados sobre o ser professor; e, por fim, explicitar os desafios e as necessidades configuradas desses professores no ensino jurídico, considerando as formação que receberam para exercer a docência. A escolha dos objetivos foi definida com o propósito de responder ao problema: como se constitui o processo de aprendizagem da docência dos professores de Direito? Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, cuja abordagem favorece a inserção do investigador no contexto a ser pesquisado, com a imersão no locus das ações cotidianas, a consideração do pro- cesso e a atenção aos significados atribuídos (BOGDAN; BIKLEN, 1993). Nosso foco foi direcionado para os conteúdos constitutivos das falas e ações do sujeito nos contextos da investigação. Participaram como interlocutores deste estudo professores dos cursos de Direito de uma instituição particular e uma instituição federal de ensino de uma mesma cidade da Zona da Mata mineira. Como instrumento de coleta de dados, foram utilizados questionários para caracterização dos sujeitos e um roteiro de entrevistas semiestruturadas, sendo a análise de dados baseada na técnica de análise de conteúdo proposta por Bardin (1977), desenvolvendo-se a partir de três recortes, com a eleição de categorias analíticas a respeito das trajetórias dos professores no exercício da docência como profissão. Os resultados evidenciaram que os professores de Direito ressignificam suas concepções de docência ao longo do seu percurso da vivência do cotidiano da sala de aula, sendo, portanto, a prática docente um espaço formativo. Os dados indicaram, também, que a formação continuada parte de esforços individuais dos próprios docentes, não constituindo, ainda, uma questão institucional. Por fim, os professores, ao compartilharem suas experiências, confirmaram a necessidade há muito apontada na literatura especializada de que a formação docente no ensino jurídico é deficitária e lacunosa, o que amplia os desafios do constituir-se professor de Direito no Brasil.
The reflection on teaching learning in higher education, especially in law courses, is a complex and necessary task. Law courses are graduates who have never had any specific training for teaching during graduation. At the postgraduate level in law, the main objective is the training of researchers in legal science and not in pedagogical training. As is well known, teaching as a profession requires specific knowledge that does not find a formative space identified in the career of the professor of law. In this context, where law courses are expanded and demand for teachers is increasing, it is necessary to investigate how these teachers constitute their pedagogical practices and how they build their trajectories in the teaching profession. The present research had as general objective to understand the process of constitution of the teaching of higher education teachers that act in the courses of Law, in public and private institutions, choosing the teaching learning as category of study and analysis. Specifically, we seek to identify, in the edicts and in the resolutions of the competition for selection and entry into higher education teaching, what have been the normative and formative requirements for admission of teachers to act in the bachelor's degree courses in Law; we also aim to characterize the training of teachers who work in Law courses, considering their investments in initial and continuing training with a view to the professional learning of teaching; we also intend to know the elements involved in the professional apprenticeship of teachers of Law courses, considering as indicators the lived experiences, the identity references constituted and the appropriate knowledge about being a teacher; and, finally, we explain the challenges and the needs configured by the teachers of the courses of Law in the legal education, considering the training that they received to practice teaching. The choice of objectives was defined in order to answer the problem: how is the process of learning the teaching of law teachers? It is a qualitative study whose approach favors the insertion of the researcher in the context to be researched, with the immersion in the lucus of everyday actions, the consideration of the process and attention to the meanings attributed (BOGDAN; BIKLEN, 1993). Our focus was directed to the constitutive contents of the subject's speeches and actions in the research contexts. Participants as speakers of this study were teachers of the law courses of a private institution and a federal teaching in the same city of the Zona da Mata, Minas Gerais. As a data collection instrument, questionnaires were used to characterize the subjects and the script of semi-structured interviews. Data analysis was based on the technique of content analysis proposed by Bardin (1977), developed from three clipping for the analysis of data, with the selection of analytical categories about the trajectories of teachers in the practice of teaching as a profession. The results of the analyzes showed that the teachers of Law reaffirm their conceptions of teaching throughout their course of living the daily life of the classroom, and therefore, the teaching practice is a formative space. The data also indicated that continuing education is based on the individual efforts of the teachers themselves and is not yet an institutional issue. Finally, the teachers share their experiences, confirming the long-established need in the literature that teacher training in legal education is deficient and incomplete, which amplifies the challenges of becoming a professor of law in Brazil
Palavras-chave: Professores de direito - Formação
Professores universitários
Direito - Estudo e ensino (Superior)
CNPq: Educação
Editor: Universidade Federal de Viçosa
Titulação: Mestre em Educação
Citação: CHIAPETA, Ana Paula Pessoa Brandão. O aprendizado da docência no ensino superior: experiências e saberes compartilhados por professores do curso de direito sobre o constituir-se professor. 2018. 128 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/24427
Data do documento: 12-Abr-2018
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