Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/24279
Tipo: Dissertação
Título: Pegadas agroecológicas: história e práticas educativas de grupos de Agroecologia
Agroecological Footprints: history and educative practices of Agroecology groups
Autor(es): Silveira, Pedro Sergio da
Abstract: Os grupos agroecológicos são um fenômeno social com uma larga história de atuação na Universidade Federal de Viçosa. Tais grupos originam-se em decorrência ao antagonismo de uma parcela do corpo discente perante os conteúdos e práticas disseminados pela instituição, direcionados ao paradigma técnico-científico modernizador e produtivista da agricultura, que desconsidera demandas sociais e ambientais. Através desta pesquisa, procuramos analisar as práticas educativas e metodológicas desenvolvidas nestes grupos no decorrer de seu processo histórico de constituição, caracterizando-os e identificando aportes destes grupos à sociedade e à formação pessoal e profissional dos estudantes. Para tanto, realizamos revisão de literatura sobre educação popular e agroecologia; pesquisa bibliográfica e documental em arquivos e documentos históricos destes grupos, bem como em trabalhos acadêmicos de seus participantes; observação participante e grupos focais junto aos grupos atualmente organizados na UFV; e entrevistas semiestruturadas e questionários com antigos e atuais membros dos grupos de agroecologia. Em suas quatro décadas de existência na UFV, os grupos de agroecologia trouxeram influências sobre a universidade e a sociedade por meio de suas práticas de ensino, pesquisa e extensão e da construção da agroecologia enquanto ciência, movimento e prática, contribuindo para a emergência de inovações metodológicas que avançam na superação de métodos universitários tradicionais para construção do conhecimento, bem como com o fortalecimento da rede do movimento agroecológico
Agroecological groups are a social phenomenon with a long history at the Federal University of Viçosa. Such groups arise due to the antagonism of a portion of the students before the contents and practices disseminated by the institution, directed to modernization and production-technical-scientific paradigm of agriculture that ignores social and environmental demands. By this research, we analyzed educational and methodological practices developed in these groups in the course of its historical constitution process, characterizing and identifying the contributions of these groups to society and to the personal and professional training of students. Therefore, we conducted a literature review on popular education and agroecology; bibliographical and documentary research in archives and historical documents of these groups; as well as academic studies of its members; participant observation and focus groups with the groups currently organized at UFV; and semi-structured interviews and questionnaires with current and former members of agroecology groups. In its 04 decades of existence at UFV, agroecology groups brought the influences on the university and society trought their teaching, research and extension and construction of agroecology as a science, movement and practice, contributing to the emergence of methodological innovations advancing in overcoming traditional university methods for construction of knowledge, as well as the strengthening of the agroecological movement network.
Palavras-chave: Educação Popular
Agroecologia
Movimento Estudantil
CNPq: Educação
Editor: Universidade Federal de Viçosa
Titulação: Mestre em Educação
Citação: SILVEIRA, Pedro Sergio da. Pegadas agroecológicas: história e práticas educativas de grupos de Agroecologia. 2016. 242 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2016.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/24279
Data do documento: 6-Jun-2016
Aparece nas coleções:Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
texto completo.pdftexto completo7,56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.