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Tipo: Dissertação
Título: Escolas do campo entre serras e marias
Field schools between mountains and marias
Autor(es): Vieira, Tatiana da Rocha
Abstract: Este trabalho dissertativo se divide, basicamente, em uma apresentação, desenvolvimento em dois capítulos e as Conclusões. Para isso foi realizado um levantamento bibliográfico e imagético, caderno de campo, consulta documental e entrevistas-conversas. O foco foi a necessidade de compreender o processo de formação das Escolas Família Agrícolas (EFAS) e qual a importância desse fato na vida de três mulheres protagonistas que buscavam concretizar um sonho e um direito de acesso à educação em suas comunidades. Os municípios abordados Araponga e Ervália são pertencentes a Zona da Mata Mineira e fazem parte do Território Rural da Serra do Brigadeiro. Essas duas escolas são parte de várias experiências educativas em que se encontra a Educação do Campo no Brasil e se consolidam por meio de Associações gestoras compostas de agricultores e agricultoras. A participação feminina tem sido significativa nessas experiências educativas seja na gestão, na formação e na consolidação. Logo, se fez necessário focar nessas narrativas de femininas de modo nos atentar a essas experiências dessas mulheres no âmbito as EFAs. Destacamos alguns temas que emergem de suas narrativas: Comunidade, Relações de Poder, Formação para vida, Interrelação das EFAS. Logo do ouvimos até aqui em etapas de trabalho de campo, há um orgulho na gestão dessas EFAs que vem resultando na apropriação por parte de sua vizinhança na sustentação dessas instituições, seja no processo pedagógico, seja no envolvimento comunitário. Isso aponta para a formação agroecológica que empreendem e sua repercussão, ainda frágil, mas já significativa na dimensão regional. Entretanto, ainda há forte silenciamento popular exercido pelas instâncias técnicas de gestão e de assessoria que acompanham essas experiências, além disso, enrijecimentos históricos-coronelísticos de disputas entre os municípios, no entanto há sinais de ações e laços pedagógicos que aproxima as referidas EFAs.
This dissertational work is divided basically into a presentation, developing two chapters and conclusions. a literature and imagery survey, field notes, document research and interviews, conversations for this was done. The focus was the need to understand the process of formation of Agricultural Schools Family (EFAs) and the importance of that fact in the lives of three female protagonists seeking to realize a dream and a right of access to education in their communities. Municipalities covered Araponga and Ervália are owned by Zona da Mata Mineira and are part of the Rural Territory Serra do Brigadeiro. These two schools are part of several educational experiences in the field of education lies in Brazil and consolidated by means of composite management associations and women farmers. Female participation has been significant in these educational experiences be in management, training and consolidation. Therefore, it was necessary to focus on those narratives of women in order to attend to these experiences of these women in the EFAs. We highlight some themes that emerge from their narratives: Community Power Relations, Training for Life, Interrelationship of EFAs. Logo heard so far in the field of work steps, there is a pride in the management of these EFAs that has resulted in the ownership of their neighborhood in support of these institutions, whether in the educational process, whether in community involvement. This points to the agroecology training they undertake and their impact, still fragile, but already significant regional dimension. However, there is strong popular silencing exercised by the technical bodies of management and advisory accompanying these experiences, in addition, rigidities historical-coronelísticos disputes between municipalities, but there are signs of actions and educational ties approaching these EFAs.
Palavras-chave: Educação do campo
História oral
CNPq: Educação
Editor: Universidade Federal de Viçosa
Titulação: Mestre em Educação
Citação: VIEIRA, Tatiana da Rocha. Escolas do campo entre serras e marias. 2016. 76 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2016.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/24197
Data do documento: 24-Fev-2016
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