Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/24005
Tipo: Artigo
Título: A gestão escolar e a busca pela melhoria na aferição do IDEB
Autor(es): Barbosa, José Márcio Silva
Mello, Rita Márcia Andrade Vaz de
Abstract: O Índice de Desenvolvimento da Educação ( ideb ) se coloca como um dos condutores de política pública na área educacional, ao nortear as principais ações para a educação básica. Dada a amplitude de aspectos que podem ser tratados nessa temática, o texto está baseado em dados de pesquisa desenvolvida em instituição de ensino superior, sob os auspícios da capes, bem como na análise da dimensão dialógica de gestores escolares pautados na leitura da realidade de suas unidades escolares a partir da implementação deste índice. A revisão de literatura da área, a aplicação de questionários e o trabalho de campo constituem os procedimentos metodológicos adotados. O índice nos dá uma indicação de como está o desempenho das escolas. De nada valerá os indicadores estatísticos sinalizarem seus resultados se não forem delimitados por uma presença ativa e questionadora daqueles que estão diretamente envolvidos com a gestão escolar. A fim de compreendê-la, foi possível observar que o trabalho do gestor nesse processo permite construir um diagnóstico das especificidades da realidade escolar, como apontar rumo, corrigir distorções, redimensionar metas e superar obstáculos, colocando em evidência o seu papel de articulador em direção à melhoria dos seus resultados e da qualidade educacional.
Palavras-chave: Plano de desenvolvimento da educação
IDEB
Qualidade de ensino
Gestor escolar
Editor: Revista Iberoamericana de Educación
Tipo de Acesso: Open Access
URI: https://rieoei.org/RIE/article/view/204
http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/24005
Data do documento: 2015
Aparece nas coleções:Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
artigo.pdftexto completo280,08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.