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Tipo: Dissertação
Título: Gestão do conhecimento na Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento da Universidade Federal de Viçosa a partir das percepções dos seus técnico-administrativos de nível superior
Knowledge management at the Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento of Universidade Federal de Viçosa throughout its bachelor degree technician servers” perception
Autor(es): Oliveira, Ludmila Maria Martins de
Abstract: O presente trabalho teve como objetivo principal analisar a visão contemporânea da gestão do conhecimento no contexto de uma Pró-reitoria estratégica Universidade Federal de Viçosa (UFV), a Pró-reitoria de Planejamento e Orçamento (PPO). Para cumprir com este objetivo, analisou-se o arcabouço teórico que permeia a Gestão do Conhecimento (GC), relacionando-o à Teoria Institucional, o que possibilitou uma visão ampliada e detalhada sobre o tema. A partir dessa base teórica foi possível a identificação de viabilizadores da promoção da GC no contexto da Administração Pública, viabilizadores estes que nortearam, além da elaboração do roteiro de entrevista e análise dos dados, a proposta de ferramentas e ações a fim de se iniciar a implantação de uma Política de Gestão do Conhecimento na PPO/UFV. Para a coleta de dados utilizou-se de pesquisa bibliográfica e documental, além de questionário e entrevista em profundidade, realizados com os Técnicos de Nível Superior que atuaram na referida Pró-reitoria no período compreendido entre 2011 e 2018. Para a análise dos resultados obtidos, utilizou-se da análise de conteúdo, confrontando alguns aspectos com o institucionalismo sociológico. Os resultados demonstraram que, apesar de atualmente existirem práticas de GC na PPO, elas tem se esvaindo, com a renovação da equipe técnica. Além disso, percebeu-se que, apesar de contar com forte suporte tecnológico, a Instituição precisa melhorar a integração dos sistemas desenvolvidos e a segurança dos dados. Sugere-se o estudo aprofundado na PPO e em toda a instituição, a fim de fomentar a criação de uma Política de Gestão do Conhecimento que funcione efetivamente na UFV.
This paper has had as main objective to analyze the contemporary view of the knowledge management inside a strategic sector of Universidade Federal de Viçosa (UFV), the Pró- reitoria de Planejamento e Orçamento (PPO). In order to fulfill this objective, the theoretical framework that permeates the Knowledge Management (KM) was analyzed, relating 1t to the Institutional Theory, which has provided an expanded and detailed view about the theme. This theoretical basis has allowed the identification of the feasibility of the promotion of KM in the Public Administration context and has guided, in addition to interviews and data collection, the proposal of tools and actions to begin the implementation of a PKM (Policy of Knowledge Management) at the PPO/UFV. For the data collection, bibliographical and documentary research, questionnaire and also in- depth interview, applied on bachelor degree technician servers that worked there over the period of 2011 and 2018 have been used. For the analysis of the results, the content analysis was used, confronting some aspects with the sociological institutionalism. The achieved results have showed that although there are KM practices at PPO, they have been fading, with the renewal of the technical team. Besides, in spite of having a great technological support, PPO and UFV need to improve the integration of the developed systems and data security. It is suggested an in-depth study at PPO, also in the whole institution, in order to foster the creation of a Knowledge Management Policy in UFV.
Palavras-chave: Gestão do conhecimento
Institucionalismo
Planejamento e Orçamento
CNPq: Administração Pública
Editor: Universidade Federal de Viçosa
Titulação: Mestre em Administração
Citação: OLIVEIRA, Ludmila Maria Martins de. Gestão do conhecimento na Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento da Universidade Federal de Viçosa a partir das percepções dos seus técnicos-administrativos de nível superior. 2018. 81 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Viçosa. Rio Paranaíba. 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/23884
Data do documento: 13-Dez-2018
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