Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://locus.ufv.br//handle/123456789/23539
Tipo: | Artigo |
Título: | Trabalho docente e avaliação da Capes: estranhamento e naturalização |
Autor(es): | Ferreira, Andreza Cristina Souza Paula Ferenc, Alvanize Valente Fernandes Wassem, Joyce |
Abstract: | Neste artigo, analisam-se as condições de trabalho docente a
partir das relações definidas com as políticas de avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), em especial, expressas no Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG 2011-2020). A pesquisa contou com a participação de docentes de dois PPG em Educação (PPGE) de universidades públicas mineiras, e a coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas e de análise documental. Como resultados, verificou-se que, apesar de descontentamentos, contradições e estranhamentos na prática docente em PPGE, a capacidade de resistência é arrefecida e os docentes passam a conceber com naturalidade o modo de trabalho e as condições de produção e avaliação. This article analyses the working conditions of teachers based on the relations established with the assessment policies of the Coordination of Improvement of Higher Education Personnel (CAPES), in particular, expressed in the National Postgraduate Plan (PNPG 2011-2020). The research had the participation of teachers of two Postgraduate Programs in Education (PPGE) of public universities in Minas Gerais and the data collection took place through semi-structured interviews and documentary analysis. As a result, we verified that despite the discontent, contradictions and estrangement in the PPGE teaching practice, the resistance capacity is cooled and the teachers begin to conceive the way of work, the conditions of production and evaluation naturally. |
Palavras-chave: | Condições de trabalho docente Avaliação Capes Programas de pós- graduação em educação Teaching work conditions Assessment Postgraduate programs in education |
Editor: | Educação & Realidade |
Tipo de Acesso: | Open Access |
URI: | http://dx.doi.org/10.1590/2175-623684892 http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/23539 |
Data do documento: | Out-2018 |
Aparece nas coleções: | Artigos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
artigo.pdf | texto completo | 228,17 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.