Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/21268
Tipo: Artigo
Título: A importância do estudo toponímico no ensino de geografia
Autor(es): Silva, Ana Carolina Santos e
Fialho, Edson Soares
Trece, Rafael Stocco
Abstract: A arte de nomear lugares é tão antiga quanto à própria existência humana. Desde os primórdios da ocupação humana, o ato simbólico de nomeação de lugares e pessoas, se apresenta como uma maneira geográfica de se obter singularidade na ocupação de um determinado espaço físico. O estudo da toponímia dentro de um âmbito pluridisciplinar se apresenta como um possível trajeto até o conhecimento do “modo de vida” de povos que ocupam ou ocuparam o espaço em questão. A partir do desenvolvimento intelectual e lingüístico, o indivíduo ou comunidade passa a denominar lugares, fenômenos, e a partir disso é revelada suas tendências sociopolíticas bem como religiosas e culturais. Essas características com o passar do tempo se mostram importantes ferramentas para a identificação de culturas de grupos étnicos.
The art of naming places is as old as human existence itself. Since the beginning of human occupation, the symbolic act of naming places and people is presented as a way to obtain geographical uniqueness in the occupation of a given physical space. The study of place names within a multidisciplinary framework is presented as a possible pathway to the knowledge of ”lifestyle” of people who occupy or occupied the space in question. From thelinguistic and intellectual development, the single or community changes its nameplaces, phenomena, and it is revealed from their socio-political trends as well as religious and cultured these characteristics over time prove important tools for identifying cultures of ethnic groups.
Palavras-chave: Toponímia
Ensino
Paisagem
Editor: Revista Ponto de Vista
Tipo de Acesso: Open Access
URI: http://www.coluni.ufv.br/revista/?page_id=127
http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/21268
Data do documento: Jan-2011
Aparece nas coleções:Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
artigo.pdftexto completo448,77 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.