Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/21205
Tipo: Artigo
Título: Atividades do Flumioxazin e Matribuzin em dois tipos de solos em diferentes períodos de seca
Autor(es): Oliveira, Maurílio F. de
Silva, Antônio A. da
Ferreira, Francisco Affonso
Firmino, Luis Eduardo
Sediyama, Carlos S.
Abstract: Avaliou-se, em casa de vegetação, a perda de atividade dos herbicidas flumioxazin e metribuzin quando aplicados à superfície de dois tipos de solo (PVc proveniente do Estado de Minas Gerais e LRd, do Mato Grosso do Sul) secos ao ar. Os tratamentos consistiram de três doses de flumioxazin e de metribuzin aplicadas à superfície do solo e cinco períodos iniciais de seca (0, 7, 14, 21 e 28 dias), imediatamente após a aplicação dos herbicidas. O modelo estatístico adotado foi o esquema fatorial, e o delineamento experimental utilizado, o inteiramente casualizado, com cinco repetições para o solo PVc e três para o solo LRd. Verificou-se que a atividade do flumioxazin e a de metribuzin são dependentes de fatores ambientais, como luz e temperatura. Ambos os herbicidas reduziram sua atividade sobre as plantas de pepino com o aumento do período de seca, porém o flumioxazin permaneceu ativo no solo por maior período de tempo que o metribuzin.
The present work was performed under greenhouse conditions to evaluate the loss of activity of flumioxazin and metribuzin. Both herbicides were applied on two diferent air dried Utisol soils, and kept iunder these conditions for 0, 7, 14, 21, and 28 days aâer application. The experiment was conducted in a complete randomized design, using five replications for the Utisol from Minas Gerais state, and three replications for the Utisol from Mato Grosso do Sul state. Flumioxazin activity was maintained up to 28 days, whereas metribuzin lost its activity at 14 days after application.
Palavras-chave: Flumioxazin
Metribuzin
Solos
Periodos de seca
Editor: Revista Ceres
Tipo de Acesso: Open Access
URI: http://www.ceres.ufv.br/ojs/index.php/ceres/article/view/2465
http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/21205
Data do documento: Mar-1998
Aparece nas coleções:Fitotecnia - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
artigo.pdfTexto completo438,06 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.