Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/20787
Tipo: Artigo
Título: Determinação da vazão máxima de escoamento superficial em sistemas de conservação de solos com gradiente, em Cascavel e Palotina, Paraná
Autor(es): Ferreira, Paulo Afonso
Pruski, Fernando Falco
Sediyama, Gilberto Chohaku
Vieira, Manoel
Abstract: Realizou-se a análise da vazão de escoamento da água sobre a superfície de solo sem cultivo, em decorrência das precipitações características dos municípios de Cascavel e Palotina, Paraná. Os parâmetros avaliados foram a velocidade de infiltração básica da água no solo, o período de retorno e o espaçamento entre terraços. Analisou-se, ainda, com base em parâmetros obtidos da literatura, a influência de três tipos de preparo do solo e dois estádios de desenvolvimento da cultura de soja sobre a vazão de escoamento superficial máxima de um sistema específico de conservação de solos. Desenvolveram-se expressões matemáticas para quantificar a duração na qual a capacidade de armazenamento de um sistema de conservação de solos encontra-se plenamente preenchida e a vazão para projetar sistemas de conservação de solos com terraços com gradiente. A análise desenvolvida possibilitou as seguintes conclusões: a) Quando se aumentou o espaçamento entre terraços, nas condições de presente estudo, cresceu a vazão de escoamento superficial máxima. b) 0 tempo de preenchimento de sistema de conservação de solos diminuiu e, consequentemente, aumentou a vazão de escoamento superficial máxima quando se aumentou o período de retorno. c) Quando se aumentou a velocidade de infiltração básica da água no solo, aumentou o tempo necessário para o preenchimento do sistema de conservação, com e que: diminuiu a vazão de escoamento superficial máxima.
A study geiating te the analysis of the mneff flow in here soil was developed for the typical conditions of Cascavel and Palotina, Paraná. The main analysed parmters were: basic rate intake, return period and terrace spacing. The influence of three tillage types and two soybean growth stages on the maximum runoff flnw was also analysed, for one specific soil conservation system.Mathematical equations were obtained te compete the rainfall duration for which the storage capacity ef ene soil conservation system is supplied and the design flew of a sail conservation system with graded terrace.From the data obtained it may be concluded that: a) with the increase of terrace Spacing, the maxmum runoff flow increases; b) the filling time decreases and the maximum runoff flow increases as the return period increases, and; c) with the increase of the basic intake rate the time necessary for filling the soil conservation system increases and the maximum runoff flow decreases.
Palavras-chave: Vazão
Conservação de solos
Gradiente
Cascavel-PR
Palotina-PR
Editor: Revista Ceres
Tipo de Acesso: Open Access
URI: http://www.ceres.ufv.br/ojs/index.php/ceres/article/view/2162
http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/20787
Data do documento: 6-Mar-1991
Aparece nas coleções:Engenharia Agrícola - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
artigo.pdftexto completo743,03 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.