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Tipo: Artigo
Título: Análise de market-share e fontes de variação das exportações brasileiras de soja
Autor(es): Figueiredo, Adelson Martins
Santos, Maurinho Luiz dos
Lírio, Viviani Silva
Abstract: O objetivo deste trabalho é determinar os fatores que explicam a alteração da participação da agroindústria brasileira de soja no comércio internacional. Particularmente, pretende-se analisar a competitividade brasileira nas exportações de cada seg- mento da agroindústria de soja. Para isso, utilizou-se o modelo Constant-Market-Share (CMS), por meio do qual foram computadas as discrepâncias na variação potencial e efetiva das exportações brasileiras de grão, farelo e óleo, desagregando-as nos componentes tamanho de mercado, distribuição de mercado e competitividade. O tamanho de mercado mostrou-se positivo nos três segmentos analisados, o que demonstra que a expansão da demanda mundial de soja e derivados foi fator fundamental para o crescimento das exportações brasileiras. O efeito distribuição de mercado foi negativo, o que indica que existem ineficiências nos canais de comercialização externa da agroindústria brasileira de soja. A competitividade, por sua vez, foi positiva apenas para as exportações de soja em grão. Contudo, destaca-se que o impacto positivo da competitividade no segmento de soja em grão mais que compensou em valores monetários, os impactos negativos nos segmentos de farelo e óleo. Dessa forma, políticas governamentais que melhorem a infra-estrutura e, conseqüentemente, reduzam os custos são necessárias para melhora da competitividade nos segmentos de farelo e óleo de soja.
The objective of this work is to determine factors that explain the alteration of the participation of the Brazilian soybean agro-industry and industry in the international trade. Particularly, it intends to analyze the Brazilian competitiveness in the exports of each segment of the soybean agro-industry. For this, the Constant-Market-Share (CMS) model was used, through which, the discrepancies were computed in the potential and effectual variation of the Brazilian exports of soybeans, soybean meal and oil, disaggregating them in these components: market size, market distribution and competitiveness. The market size was shown positive for the three analyzed segments, demonstrating that the expansion of the world demand of soybean and its by-products it was fundamental factor to the growth of the Brazilian exports. The effect market distribution was negative, indicating that there are inefficiencies in the commercialization channels of the Brazilian of soybean agro-industry. The competitiveness, for its time, was only positive for the soy exports in grain. However, it stands out that the positive impact of the competitiveness, in the soy segment in grain compensated more in monetary values than the negative impacts in the soybean meal and oil segments. In that way, are necessary government politics that improve the infrastructure and, consequently, reduce the costs for improvement of the competitiveness in the soybean meal and oil segments.
Palavras-chave: Constant-Market-Share
Competitividade
Exportações
Soja
Brasil
Editor: Revista de Economia e Agronegócio
Tipo de Acesso: Open Access
URI: https://revistarea.ufv.br/index.php/rea/article/view/38
http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/20243
Data do documento: 28-Jul-2004
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