Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/20062
Tipo: Artigo
Título: Análise de risco do desempenho econômico de um sistema de recria de gado de corte em regime de pastejo rotacionado
Autor(es): Simões, Andre Rozemberg Peixoto
Moura, Altair Dias de
Abstract: Os resultados técnicos e econômicos dos sistemas de produção agropecuários estão condicionados por uma série de variáveis sociais, culturais e macroeconômicas que limitam ou impulsionam o dinamismo do setor. Com vistas em obter rentabilidade, os produtores devem procurar ganhos de produtividade e aumento de produção. Desta forma, o processo de profissionalização das atividades agropecuárias passa pela adoção de técnicas modernas de gerenciamento e de tomadas de decisão. Este trabalho objetivou exercitar técnicas de análise econômica, análise de sensibilidade, geração de cenários e de análise de risco. Foram utilizados dados primários de um sistema de recria de gado de corte em regime de pastejo rotacionado na aplicação dos métodos. Os resultados revelaram que o sistema estudado é lucrativo, entretanto, as análises de cenários e de risco indicam baixa atratividade e elevada probabilidade de obtenção de lucros negativos.
Palavras-chave: Análise econômica
Gado de corte
Cenários
Simulação de Monte Carlo
Análise de risco
Editor: Revista de Economia e Agronegócio
Tipo de Acesso: Open Access
URI: https://revistarea.ufv.br/index.php/rea/article/view/75
http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/20062
Data do documento: 25-Jan-2006
Aparece nas coleções:Economia Rural - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
artigo.pdfTexto completo144,46 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.