Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/20059
Tipo: Artigo
Título: Análise de risco de sistemas de produção de suínos, integrado e independente, em períodos de alta e baixa rentabilidade
Autor(es): Rocha, Denis Teixeira da
Moura, Altair Dias de
Girotto, Ademir Francisco
Abstract: Este trabalho analisou, por meio de um estudo multicasos que abrangia unidades produtoras de suínos, do tipo confinado e de ciclo completo, e os sistemas de produção de suínos, integrado e independente, em períodos de alta e baixa rentabilidade na atividade. O estudo teve como bases o Estado de Santa Catarina (SC), maior produtor nacional de suínos com predomínio da produção integrada, e a região do Vale do Piranga (MG), um dos principais pólos de suinocultura independente do País. Analisou-se a rentabilidade dos dois sistemas por meio da análise do desempenho destes em diferentes cenários, de acordo com situações de mercado comuns ao setor, em períodos específicos. Com base na teoria da firma, foram levantadas estruturas de custos e receitas de seis granjas produtoras de suínos, sendo três pertencentes a cada sistema. Para analisar o desempenho destas, utilizou-se o método de simulação de Monte Carlo. Pelos resultados, verificou-se a possibilidade de obtenção de maior retorno nas granjas do sistema de produção independente, se comparadas às do sistema integrado estudado, durante os períodos de prosperidade da atividade, ao passo que, durante os períodos de crise, essas mesmas granjas apresentaram possibilidade de perdas superiores às das integradas.
Palavras-chave: Risco
Sistemas de produção
Suínos
Editor: Revista de Economia e Agronegócio
Tipo de Acesso: Open Access
URI: https://revistarea.ufv.br/index.php/rea/article/view/111
http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/20059
Data do documento: 31-Ago-2007
Aparece nas coleções:Economia Rural - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
artigo.pdfTexto completo76,39 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.