Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/20005
Tipo: Artigo
Título: Comportamento e distribuição do gasto público em agricultura em minas gerais: multifuncionalidade ou fragmentação?
Autor(es): Baracho, Maria Amarante Pastor
Silva, José Maria Alves da
Abstract: Este artigo tem o principal objetivo de identificar o comportamento dos gastos públicos em agricultura no estado de Minas Gerais, no período de 1985 a 2001. Constatou-se tendência à diminuição do volume desses gastos e à pulverização institucional destes, o que indica progressivo esvaziamento de tradicionais atribuições do Estado de apoio e fomento ao setor agrícola, acompanhado de crescente superposição de competências para gastar a verba pública alocada na função agricultura e de sua conseqüente diluição entre distintos sistemas operacionais da administração pública. Se o padrão de distribuição do gasto público em agricultura em Minas Gerais representa bem o que ocorre no resto do país, pode-se concluir que, no que concerne à intervenção do Estado na economia do setor agropecuário, o Brasil está na contramão das tendências atuais dos países mais desenvolvidos, nos quais, cada vez mais, esse setor é enfocado num contexto holístico, envolvendo, de forma integrada, múltiplos objetivos e políticas de preservação do meio ambiente e das culturas autóctones, a segurança alimentar, a inclusão social e a ocupação do espaço nacional.
Palavras-chave: Despesa pública
Agricultura multifuncional
Sustentabilidade e produtivite.
Editor: Revista de Economia e Agronegócio
Tipo de Acesso: Open Access
URI: https://revistarea.ufv.br/index.php/rea/article/view/21
http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/20005
Data do documento: 31-Out-2003
Aparece nas coleções:Economia Rural - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
artigo.pdfTexto completo77,64 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.