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Tipo: Dissertação
Título: As implicações do PIBID no processo de formação de professores: o caso dos licenciandos em Ciências Biológicas
The implications of PIBID in the teacher training process: the case of undergraduate students in Biological Sciences
Autor(es): Aquino, Alan Gustavo Silva de
Abstract: O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) é um programa recente do Governo Federal, que busca valorizar os cursos de licenciatura do país e incentivar o magistério. Dada a amplitude do Programa, surge a necessidade de averiguar os reflexos dessa proposta na formação inicial de professores. Nesse sentido, essa pesquisa desenvolvida por meio de um estudo de caso, teve por objetivo investigar as possíveis implicações do PIBID na formação inicial de licenciandos bolsistas do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Para isso, primeiramente, utilizamos na metodologia a aplicação de questionários compostos por perguntas fechadas e abertas a trinta licenciandos bolsistas que fazem parte do Programa. Posteriormente, a partir dos questionários, selecionamos os nove licenciandos cujas respostas se mostraram mais alinhadas aos objetivos da pesquisa. Com esses, em um segundo momento realizamos entrevista de roteiro semiestruturado. Para essa etapa, utilizamos o critério de tempo de atuação no Programa e o período em que os licenciandos se encontravam no curso de graduação. Para o tratamento dos dados encontrados, utilizamos a Análise de Conteúdo. Foram encontrados diversos dados, entre eles, aspectos relacionados ao contato com a cultura escolar do magistério, o desejo de se tornar professor e a relação teoria e prática. Os licenciandos ainda deram sugestões de melhoria para as atividades que o PIBID desenvolve, e falaram sobre o papel formador dos professores mais experientes que atuam na escola. Todos os objetivos da pesquisa foram alcançados. Dentre os dados levantados na pesquisa, podemos destacar os aspectos relacionados à importância do PIBID na antecipação da vivência escolar, o que pode representar um elemento facilitador da construção da identidade docente.
The Institutional Program Initiation Grant to Teaching (PIBID) is a Brazilian government program for undergraduate students as a training teacher in high school in the various areas of sciences. This research is a case study that aimed to investigate the possible implications of the initial training course of teachers specifically in Biological Sciences in the future at the Federal University of Viçosa (UFV). We used in the methodology the application of paper questionnaires composed of closed and open questions to thirty undergraduate’s students who were part of the program. We select the most suitable undergraduates for the guide semi structured recorded interview. We selected nine students of undergraduate with at least one year in the activity of the PIBID. The data found in interview was analyzed through the Content Analysis technique. We found three main aspects, the contact of the undergraduates with the school the desires of undergraduates to be a teacher in the future and the relationship between theory and practice of the undergraduates. The interviewed undergraduates gave suggestions for the improvement of school activities and the relationship of undergraduates with the school's experienced teachers and said about the importance of PIBID in the development of teacher skill and the familiarization with the school. We concluded that the importance of PIBID in the early initiation of school ambience can be a facilitator of construction of Biological Science teacher skills for the future.
Palavras-chave: Professores - Formação
Professores de Biologia
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (Brasil)
CNPq: Educação
Editor: Universidade Federal de Viçosa
Titulação: Mestre em Educação
Citação: AQUINO, Alan Gustavo Silva de. As implicações do PIBID no processo de formação de professores: o caso dos licenciandos em Ciências Biológicas. 2015. 191 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2015.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/19419
Data do documento: 29-Mai-2015
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