Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/18960
Tipo: Artigo
Título: A Fabricação do Gênero: o corpo transexual em A paixão da Nova Eva e A pele que habito
Autor(es): Lima, Renato Gama de
Gonçalves, Gracia Regina
Abstract: Este ensaio tem como objeto de análise as relações de gênero presentes no romance A paixão da Nova Eva (1977), da escritora inglesa Angela Carter, em diálogo com o filme A pele que habito (2011), do cineasta espanhol Pedro Almodóvar. Nas obras em questão, referenciaremos atenção especial às personagens Evelyn, no romance, e Vicente, no filme, que passam por um processo transexualizador que inclui, além da mutilação fisica de seus corpos masculinos, uma posterior tentativa de internalização das suas novas condições de "mulher‟. Nas duas obras, há um processo de aculturação e socialização do que se concebe como constituinte do „ser mulher‟, levando a cabo a icônica frase de Beauvoir: “Não se nasce mulher, torna-se”. Nesse sentido, tanto o texto literário quanto o filme incorporariam a sexualidade como um dispositivo, marcado pelo caráter performativo das identidades de gênero e pelo alcance subversivo das performances e das sexualidades fora das normas de gênero pré-estabelecidas. Além disso, torna-se evidente uma concepção do corpo como núcleo do biopoder, „fabricado‟ por tecnologias precisas. Notamos, nas duas alegorias em análise, uma ilustração das identidades de gênero enquanto constructo social e cultural presentes nas postulações de Foucault (2004), Louro (2005), Butler (2003) e Lauretis (1994).
This essay analyzes the gender relations in the novel "The Passion of New Eve" (1977), by the British writer Angela Carter, in dialogue with the film "The skin I live In" (2011), by the Spanish director Pedro Almodovar. In the works in question, we will focus the characters "Evelyn" in the novel, and "Vincent" in the film, which undergo a transgender process that includes, besides the physical mutilation of their male bodies, a subsequent attempt to internalize their new conditions of 'woman'. In both works, there is a process of acculturation and socialization than is conceived as constitutive of 'womanhood', carrying out the iconic Beauvoir’s phrase: "Woman is made not born." In this sense, both the literary text and the movie incorporate sexuality as a device, marked by the performative character of gender identities and the extent of subversive performances and sexualities outside of gender norms predetermined. Furthermore, it is clear conception of the body as a core of biopower 'manufactured' by technologies accurate. We note, in both allegories under review, an illustration of gender identities as social and cultural construct present in the postulations of Foucault (2004), Louro (2005), Butler (2003) and Lauretis (1994).
Palavras-chave: Subjetividade
Gênero
Biopolítica
Editor: Jangada
Tipo de Acesso: Open Access
URI: http://www.brazilianstudies.com/ojs/index.php/jangada/article/view/16/14
http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/18960
Data do documento: 14-Mai-2013
Aparece nas coleções:Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
artigo.pdfartigo387,05 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.