Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/17956
Tipo: Artigo
Título: Reconstrução teórica do cuidado para as práticas de saúde: um olhar a partir da produção de alunos de curso de especialização a distância
Autor(es): Ferreira, Maria de Lourdes da Silva Marques
Cotta, Rosângela Minardi Mitre
Oliveira, Marilda Siriani de
Abstract: Este estudo analisa a produção coletiva realizada por um grupo de tutores do curso de especialização a distância "Ativação de processos de mudança na formação superior de profissionais de saúde", sobre cuidado em saúde. A questão debatida foi: como os diferentes sentidos do cuidado devem orientar as práticas do cuidado à saúde num contexto de articulação ensino-serviço-comunidade? Utilizou-se para análise da produção a técnica de análise de conteúdo. As categorias sobre cuidado em saúde foram: ontológica, crítica, reconstrutiva e genealógica. O enfoque central foi uma abordagem do cuidado que extrapola o ato técnico, por meio de pactos, compartilhamento de poderes, parcerias e utilização do método da roda. A formação dos ativadores objetivou contribuir para uma assistência qualificada e comprometida com as necessidades dos usuários. Destaca-se a importância da articulação da academia, enquanto órgão formador, do serviço, como exercício da prática e da comunidade que receberá o cuidado, sob uma nova ótica - centrada no usuário, ou seja, enquanto sujeito participativo e protagonista do processo de produção do cuidado.
The present study analyzes the collective production of a group of tutors of the long-distance specialization course "Activation of change processes in higher education of health professionals" about caregiving. The question in debate was: how should the different meanings of caregiving guide the healthcare practices in the context of the articulation teaching-service-community? The production was analyzed following the content analysis technique. The following categories about health care were: ontological, critical, reconstructive and genealogical. The central focus was an approach to care that extrapolated the technical act, through pacts, sharing of power, partnerships and utilization of the "wheel method". The preparation of activators was aimed at contributing to qualified care committed to the needs of the users. The study highlights the importance of articulation of the university as teaching institution, of service in the sense of professional practice, and of the community that will receive the care from a new user-centered perspective, as both subject and protagonist in the process of care production.
Palavras-chave: Assistência à saúde
Educação superior
Serviços de saúde
Educação médica
Editor: Revista Brasileira de Educação Médica
Tipo de Acesso: Open Access
URI: http://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022008000300003
http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/17956
Data do documento: 26-Out-2007
Aparece nas coleções:Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
artigo.pdfTexto completo158,93 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.