Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://locus.ufv.br//handle/123456789/17539
Tipo: | Artigo |
Título: | O processo de escolha por um curso superior após a “Lei de Cotas” e o Enem/Sisu: o caso dos cursos de licenciatura da UFV campus Viçosa |
Autor(es): | Branco, Amanda Leal Castelo Bontempo, Gínia Cezar Saraiva, Ana Claudia Lopes Chequer Amaral, Shirlena Campos de Souza |
Abstract: | O objetivo desse artigo é apresentar os resultados de uma pesquisa que nos possibilitou refletir a respeito do processo de escolha por um curso superior, especificamente pelos cursos de licenciatura, após a adesão da UFV campus Viçosa à “Lei de Cotas” e ao ENEM/SISU no ano de 2012. A abordagem da pesquisa é quantitativa. Os dados referentes à relação candidato/vaga e à pontuação mínima necessária para ingresso nos cursos de licenciatura foram retirados do sítio dos processos seletivos da UFV e analisados por meio da estatística descritiva e dos referenciais teóricos da sociologia da educação. Os resultados apontam a ocorrência de autosseleção socioeconômica e cultural na escolha dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas (noturno), Educação Infantil, Licenciatura em Dança, entre outros, que até o processo seletivo do ano de 2011, apresentavam histórico de baixa relação candidato/vaga e que, a partir de 2012, tornaram-se mais concorridos que cursos tradicionalmente pleiteados da instituição, como Licenciatura em Ciências Biológicas (integral), porém, mantiveram baixas pontuações mínimas para ingresso. A escolha por um curso superior via processo de autosseleção socioeconômica e cultural é uma escolha baseada no possível em detrimento do desejado, e em ultima análise, levaria os sujeitos a evadirem ou a traçarem estratégias de correção da escolha. The aim of this paper is to present the results of a survey that allowed us to reflect on the process of choice for higher education, specifically the degree courses, following the accession of UFV campus Viçosa the “Quota Law” and the ESMS/SISU in 2012. The research approach is quantitative. Data on candidate/opening ratio and the minimum score required for admission to degree courses, were removed from the site selection process UFV and analyzed using descriptive statistics and theoretical framework of the sociology of education. The results indicate the occurrence of socioeconomic and cultural autosseleção in the choice of degree courses in Biological Sciences (night), Early Childhood Education, Bachelor of Dance, among others, that, by the year 2011, the selection process had historical low ratio candidate/vacancy and, from 2012, became the busiest courses traditionally competed for the institution as a degree in Biological Sciences (full), however, remained low minimum scores for admission. The choice of a degree via socioeconomic and cultural autosseleção process is a choice based on possible at the expense of the desired, and in the final analysis, lead the subject to evade or seek correction strategies of choice. |
Palavras-chave: | Processo de escolha Cursos de licenciatura Políticas de ação afirmativa |
Editor: | Revista Brasileira de Ensino Superior |
Tipo de Acesso: | Open Access |
URI: | https://doi.org/10.18256/2447-3944/rebes.v2n1p21-33 http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/17539 |
Data do documento: | 25-Mai-2016 |
Aparece nas coleções: | Artigos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
artigo.pdf | Texto completo | 292,9 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.