Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/17180
Tipo: Artigo
Título: Produção de massa seca e vigor de rebrotação da Brachiaria brizantha cv. Marandu submetida a diferentes doses de nitrogênio e freqüências de cortes
Autor(es): Alexandrino, Emerson
Nascimento Júnior, Domicio do
Rocha, Fernanda Cipriano
Sousa, Daniel de Paula
Mosquin, Paulo Roberto
Regazzi, Adair José
Abstract: O experimento foi disposto no delineamento em blocos casualizados, em esquema fatorial, visando avaliar o efeito do nitrogênio (zero, 45, 90, 180 e 360 mg dm-3 de nitrogênio - N) e de freqüências de corte (14 e 28 dias) sobre a produção da massa seca total e o vigor da rebrotação da Brachiaria brizantha cv. Marandu, em vasos, em casa-de-vegetação, com três repetições por tratamento. Todas as fontes de variação (doses de nitrogênio, freqüência de corte e a interação entre eles) tiveram efeito estatisticamente significativo, positivo e negativo sobre a produção de massa seca total, respectivamente, para as doses de N e freqüência de corte. No estudo do vigor de rebrotação (produção corte-1), a interação dos cortes e as doses de nitrogênio não foram significativas (P>;0,01) pelo teste de Wilks. O efeito das doses de nitrogênio dentro de cada corte, tanto para desfolhações freqüentes, como para desfolhações menos freqüentes, proporcionou incremento no vigor de rebrotação, com o aumento do suprimento de N (P<0,01).
Palavras-chave: Freqüência de corte
Nitrogênio
Vigor de rebrotação
Editor: Brazilian Journal of Veterinary Research and Animal Science
Tipo de Acesso: Open Access
URI: http://www.revistas.usp.br/bjvras/article/view/11437
http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/17180
Data do documento: 19-Fev-2004
Aparece nas coleções:Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
artigo.pdfTexto completo665,57 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.