Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/16896
Tipo: Artigo
Título: Efeito do farelo de trigo sobre as perdas, recuperação da matéria seca e composição bromatológica de silagem de capim-mombaça
Autor(es): Santos, Edson Mauro
Zanine, Anderson de Moura
Ferreira, Daniele de Jesus
Pereira, Odilon Gomes
Almeida, João Carlos Carvalho de
Abstract: Objetivou-se avaliar o efeito da inclusão de farelo de trigo sobre as perdas, recuperação da MS e qualidade de silagem de capim-mombaça, em um experimento inteiramente casualizado com quatro tratamentos: 0, 20, 40 e 60% de farelo de trigo, e quatro repetições por tratamento. Foram utilizados baldes com capacidade para 15 litros, dotados de válvula de bunsen, para escape dos gases e com 3 kg de areia adicionados no fundo para retenção dos efluentes. As variáveis avaliadas foram perdas por gases, perdas por efluentes, recuperação da matéria seca, pH, N-amoniacal, matéria seca (MS), proteína bruta (PB), fibra em detergente neutro (FDN), fibra em detergente ácido (FDA) e hemicelulose (HEM). A adição de farelo de trigo reduziu as perdas por gases e as perdas por efluentes. A recuperação da matéria seca foi menor para o tratamento sem farelo de trigo. Os valores de PB aumentaram com a adição de farelo de trigo. Os valores de FDN e FDA na silagem reduziram de forma linear em função da aplicação de farelo de trigo. Conclui-se que a inclusão de 20% de farelo de trigo é suficiente para atingir melhorias consideráveis na qualidade da silagem de capim-mombaça e, considerando-se o aspecto econômico, pode ser adotado.
Palavras-chave: Efluentes
Farelo de trigo
Fermentação
Gases
Gramínea
Qualidade
Editor: Brazilian Journal of Veterinary Research and Animal Science
Tipo de Acesso: Open Access
URI: http://dx.doi.org/10.11606/issn.1678-4456.bjvras.2006.26560
http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/16896
Data do documento: 13-Fev-2006
Aparece nas coleções:Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
artigo.pdftexto completo221,06 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.