Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/16727
Tipo: Artigo
Título: Variação temporal dos elementos climáticos e da ETo em Catalão, Goiás, no período de 1961-2011
Autor(es): Alencar, Leonidas P. de
Mantovan, Everardo C.
Sediyama, Gilberto C.
Bufon, Vinicius B.
Silva, Thieres G. F. da
Abstract: Neste trabalho se avaliou a existência de tendência na distribuição temporal dos elementos do clima e da evapotranspiração de referência para a localidade de Catalão, no estado de Goiás. Para o período de 1961 a 2011 um conjunto de dados diários de temperatura máxima e mínima do ar, insolação, velocidade do vento e umidade relativa, para o período de 1961 a 2011 foi utilizado para o cálculo da evapotranspiração pelo método de Penman-Monteith. Buscou-se identificar a presença de tendência para as séries de dados mensais através da aplicação dos testes estatísticos de Mann-Kendall, do estimador da inclinação de Sen e da regressão linear com o teste de Student, para o coeficiente angular da reta. Devido ao aumento das temperaturas máxima e mínima e à redução da umidade relativa, aumentos estatisticamente significativos foram observados na evapotranspiração de referência para os meses de setembro, outubro, dezembro e para a série anual.
In this study, the existence of trends in the temporal distribution of weather elements and reference evapotranspiration were evaluated, for the municipality of Catalão, in the State of Goiás-Brazil. The Penman-Monteith method and a dataset of 51 years of daily weather parameters were used. The dataset was composed of daily maximum and minimum air temperature, insolation, wind speed, and relative humidity from 1961 to 2011. In order to identify monthly and yearly weather trends, statistical methods of Mann-Kendall, Sen Slope estimator, and linear regression with Student test were used. Due to increases in maximum and minimum temperature, as well as decreases in relative humidity, statistically significant increases in reference evapotranspiration were found for the months of September, October, December and the annual.
Palavras-chave: Mann-Kendall
Tendência
Alteração climática
Editor: Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental
Tipo de Acesso: Open Access
URI: http://dx.doi.org/10.1590/1807-1929/agriambi.v18n08p826-832
http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/16727
Data do documento: 28-Fev-2014
Aparece nas coleções:Engenharia Agrícola - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
artigo.pdfTexto completo217,34 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.