Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/15693
Tipo: Artigo
Título: Avaliação espermática e da concentração de proteínas solúveis no plasma seminal de bodes da raça Alpina em regime de monta controlada
Autor(es): Martins, Leonardo Franco
Pereira, Maria Cristina Baracat
Guimarães, José Domingos
Costa, Eduardo Paulino da
Silveira, Thiago da Silva
Torres, Ciro Alexandre Alves
Rodrigues, Marcelo Teixeira
Braz, Vandberg Barbosa
Abstract: Foram estudadas as relações entre a concentração de proteínas solúveis do plasma seminal, o teste hipoosmótico, a análise física e morfológica do sêmen e o desempenho reprodutivo de bodes da raça Alpina em regime de monta controlada. O experimento foi realizado durante os meses de fevereiro a abril de 2001. Foram realizadas 40 coletas de sêmen em quatro reprodutores adultos em regime de monta controlada. Em todas as coletas, além do exame físico e morfológico do sêmen, foram realizados os testes hipoosmóticos, isoosmóticos e a determinação da concentração de proteínas solúveis do plasma seminal. Foi detectada diferença entre os bodes na concentração de proteínas solúveis do plasma seminal, mas não houve diferença no teste hipoosmótico e no número de coberturas por prenhez. O teste hipoosmótico pode ser uma importante ferramenta para a avaliação de sêmen caprino, mas a concentração de proteínas solúveis do plasma seminal não pode ser utilizada como parâmetro para predizer a qualidade seminal e a fertilidade de bodes da raça Alpina utilizados em regime de monta natural.
The relationships among soluble proteins of the seminal plasma, the hypoosmotic test, the physical and morphologic analyses of semen and the reproductive performance of male goats of the Alpine breed under controlled mating were studied using forty samples of semen from four adult male goats collected twice a week between February and April of 2001. Differences among male goats were observed for soluble protein concentration of the seminal plasma, but not for the hypoosmotic test and the pregnancy rate. These results suggest the hypoosmotic test may be used for the evaluation of goat semen, but the protein concentration of the seminal plasma can not be used as a parameter to predict the seminal quality and fertility of male goats of the Alpine breed.
Palavras-chave: Caprinos
Concentração de proteínas do plasma
Teste hiposmótico
Editor: Revista Brasileira de Zootecnia
Tipo de Acesso: Open Access
URI: http://dx.doi.org/10.1590/S1516-35982006000600011
http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/15693
Data do documento: 3-Mar-2006
Aparece nas coleções:Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
a11v354s.pdfTexto completo188,23 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.