Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://locus.ufv.br//handle/123456789/13407
Tipo: | Artigo |
Título: | O reconhecimento das estratégias de leitura por professores em formação |
Autor(es): | Silva, Adriana da |
Abstract: | Neste trabalho, analisam-se as práticas das estratégias de leitura de alunos do Curso de Letras. Considera-se que as estratégias de leitura influenciam a compreensão de textos. São os procedimentos realizados durante a atividade de leitura que facilitam a compreensão de textos ou as operações que realizamos ao abordar um texto (CHAMOT, 2005; ALVERMANN, 2001). Aplicou-se um questionário para identificar as práticas de leitura de alunos do quarto período de Letras, pois eles serão futuros professores de língua portuguesa e terão a tarefa de avaliar a leitura e a compreensão de seus alunos. Concluiu-se que esses futuros professores, muitas vezes, não se sentem seguros em relação à leitura, ora usam estratégias, ora não, mas não as usam de maneira consciente. In this paper, we examine the practices of reading strategies of students majoring in Portuguese and Literature. It is considered that reading strategies influence reading comprehension, once the procedures performed during the reading activity help readers with the understanding of a text or the operations performed when addressing a text (CHAMOT, 2005; ALVERMANN, 2001). For the purpose of this study, we administered a questionnaire to identify the reading practices of those students majoring in Portuguese and Literature, since they would need to assess their students’ reading skills and text comprehension when they became in-service teachers. We concluded that those pre-service teachers do not often feel confident about their own reading strategies, they sometimes do not use any strategy, and, when they do, they do not use strategies consciously. |
Palavras-chave: | Leitura Estratégias Compreensão Formação de professor Texto |
Editor: | Gláuks - Revista de Letras e Artes |
Tipo de Acesso: | Open Access |
URI: | http://www.brazilianstudies.com/ojs/index.php/glauks/article/view/442 http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/13407 |
Data do documento: | 31-Jul-2012 |
Aparece nas coleções: | Artigos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
document.pdf | texto completo | 284,79 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.