Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/13307
Tipo: Artigo
Título: Políticas públicas de fomento à atividade turística: Resultados da implementação do circuito turístico parque nacional da serra do cipó – mg
Autor(es): Silva, Fernanda Cristina da
Lima, Afonso Augusto Teixeira de Freitas de Carvalho
Albino, Andréia Aparecida
Barbosa, Telma Regina da Costa Guimarães
Abstract: O presente estudo tem por objetivo apresentar os resultados da implementação da Política de Circuitos Turísticos de Minas Gerais nos municípios pertencentes ao Circuito Turístico Par- que Nacional da Serra do Cipó, apontando as principais mudanças ocorridas na região desde a sua criação, na percepção de atores locais e estaduais envolvidos. O estudo é exploratório e descritivo, com forma de estruturação qualitativa. Os da- dos foram coletados por meio de entre- vistas e questionários abertos e analisa- dos através da técnica de Análise de Conteúdo. Os resultados indicaram que as políticas públicas de turismo em MG têm se caracterizado pela descentralização e maior abertura do Estado à participação da iniciativa privada e do terceiro setor. Constata-se que o Governo Estadual vem incentivando a criação de Associações como a AMPASC, uma vez que estas possuem mais condições de conceber e ope- racionalizar estratégias direcionadas ao desenvolvimento de acordo com as especificidades de cada região. Embora, de forma geral, os resultados da Política tenham sido considerados positivos pelos atores locais, constatou-se que a ausência de um setor formal responsável pelas atividades turísticas, bem como pela elaboração e implementação de políticas públicas municipais, limita a atuação da Secretaria de Turismo de MG e da AMPASC. Nesse sentido, o desafio não é atuar em áreas onde o turismo já esteja consolida- do, mas sim nas localidades que, apesar de possuírem um grande potencial turístico, não conseguem se desenvolver de forma isolada.
Palavras-chave: Políticas de turismo
Circuitos turísticos
Política pública de turismo
Editor: Revista de Ciências Humanas
Tipo de Acesso: Open Access
URI: http://www.cch.ufv.br/revista/pdfs/artigo5vol8-2.pdf
http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/13307
Data do documento: Dez-2008
Aparece nas coleções:Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
artigo5vol8-2.pdftexto completo86,81 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.