Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/13203
Tipo: Artigo
Título: Gestão urbana e tributária frente ao estudo da cidade e a lei de responsabilidade fiscal: O caso do município de Muriaé(MG)
Autor(es): Dornelas, Henrique Lopes
Pessanha, Rogério Rangel
Ribeiro Filho, Geraldo Browne
Abstract: Atualmente, os municípios vêm enfrentando problemas frente à administração tributária, comprometendo uma gestão urbana que atenda a demandas de infraestrutura e serviços urbanos da população. Segundo o IBGE, 42,2% dos municípios não possuem cadastros imobiliários informatizados, e os que possuem, na maioria das vezes, não são eficientes. Uma base de cadastro desatualizada e sem confiabilidade contribui não só para a inadimplência dos munícipes, como também afeta a aplicação da Lei de Responsabilidade Fiscal e do Estatuto da Cidade, particularmente o IPTU progressivo no tempo. Nesse sentido, o objetivo do presente trabalho é verificar como o município de Muriaé encontra-se frente ao Estatuto da Cidade e à Lei de Responsabilidade Fiscal quanto à gestão do Imposto Predial Territorial Urbano - IPTU.
Palavras-chave: Gestão urbana
Tributária
Muriaé
Editor: Revista de Ciências Humanas
Tipo de Acesso: Open Access
URI: http://www.cch.ufv.br/revista/pdfs/vol1/artigo7vol1-2.pdf
http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/13203
Data do documento: Jul-2001
Aparece nas coleções:Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
artigo7vol1-2.pdftexto completo669,85 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.