Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/13067
Tipo: Artigo
Título: Manifesto contra os grilos: a conduta de professor e aluno no ensino- aprendizagem em língua materna
Autor(es): Noccioli, Carlos Alexandre Molina
Abstract: Este ensaio tem como pretenso objetivo apontar uma das possíveis causas de uma (não)reação muito comum na esfera escolar: a apatia discente. Muitas vezes, cobram-se posturas participativas dos alunos, mas raras são as reflexões acerca de nossa conduta como professores-pesquisadores. Narra-se um episódio ilustrativo da questão “erro sobre erro”, que pode acarretar o tolhimento de habilidades que deveriam ser exigidas de um estudante em formação. E questionam-se algumas práticas pedagógicas em ensino de língua materna sob a acumulação de fatores que contribuem para o fracasso escolar.
This essay aims to point one of the possible causes of a very common (non)reaction in the school sphere: the student apathy. Often, it is charged a participatory approach of the students, but the reflections on our own conduct as teacher-researchers are rare. It is narrated an episode illustrating the issue of “error upon error”, which can lead to the stunting of skills that should be required from a student in training. Some pedagogical practices are questioned in teaching mother tongue beneath the accumulation of factors that contribute to school failure
Palavras-chave: Educação
Linguística Aplicada
Ensino de Língua Materna
Editor: Revista de Ciências Humanas
Tipo de Acesso: Open Access
URI: http://www.cch.ufv.br/revista/pdfs/artigo1evol11-2.pdf
http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/13067
Data do documento: Dez-2011
Aparece nas coleções:Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
artigo1evol11-2.pdftexto completo306,92 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.