Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/11491
Tipo: Dissertação
Título: Aspectos experimentais e teóricos de um estudo micrometeorológico sobre superfície gramada (Paspalum notatum L.)
Autor(es): Oliveira, Maria do Carmo Felipe de
Abstract: O presente trabalho teve por objetivo geral o estudo das características essenciais de uma pesquisa micrometeorológica, tanto sob o enfoque experimental quanto teórico. Optou-se pelo uso de uma superfície gramada, sobre a qual instalou-se um conjunto de sensores e registradores micrometeorológicos, abrangendo os principais parâmetros comumente considerados em tais estudos, ou seja: temperatura dos bulbos seco e úmido e Velocidade do vento, ambos para diversos níveis verticais; radiação solar, em diversas modalidades; temperatura do solo em diferentes profundidades; nebulosidade; direção do vento etc. Os dados observados foram submetidos à formulação teórica, resultando na obtenção de inúmeros parâmetros de interesse prático e acadêmico, destacando-se: indicadores de estabilidade atmosférica; velocidade friccional; funções adimensionais e fluxos de calor, massa e momentum; coeficientes de difusividade turbulenta; balanço de energia; razão de Bowen e albedo. Todos os resultados foram apresentados em forma de ta belas e gráficos.
Palavras-chave: Micrometeorologia
CNPq: Ciências Agrárias
Editor: Universidade Federal de Viçosa
Titulação: Mestre em Meteorologia Agrícola
Citação: OLIVEIRA, Maria do Carmo Felipe de. Aspectos experimentais e teóricos de um estudo micrometeorológico sobre superfície gramada (Paspalum notatum L.). 1983. 145 f. Dissertação (Mestrado em Meteorologia Agrícola) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 1983.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/11491
Data do documento: 4-Mar-1983
Aparece nas coleções:Meteorologia Agrícola

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
texto completo.pdftexto completo56,23 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.