Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/11490
Tipo: Dissertação
Título: Estudo agroclimático do cacaueira (Theobroma cacao L.), em Belém, PA
Autor(es): Scerne, Ruth Maria Cordeiro
Abstract: Este trabalho baseou-se em dados fenológicos do cacaueiro, obtidos em pesquisa conduzida no Campo Experimental da CEPLAC, em Belém, PA (1º28' 3; 48°27' 0; 12,8 m de altitude), durante o periodo de l974/l983, com o objetivo de estudar as relações entre os eventos fenolõgicos do cacaueiro e as variáveis agroclimáticas. Observações mensais de lançamento de folhas novas, que da de folhas, floração, incidência de pesos e produção de frutos maduros foram analisados em função das variáveis agro- climáticas mensais de temperatura do ar, umidade relativa,duração do brilho solar, precipitação pluvial, evapotranspiração potencial, deficiência hídrica e excesso hídrico no solo. A queda mensal de folhas apresentou-se positivamente correlacionada com a temperatura média do ar (r = 0,8444) e negativamente correlacionada com a precipitação pluvial (r -0,6945). A floração do cacaueiro apresentou-se significativa- mente associada com a precipitação pluvial defasada de dois meses, com coeficiente de correlação de -0,9390. A incidência média mensal de pesos apresentou maior associação com a amplitude térmica (r = 0,6354) e o excedente hídrico (r = -0,5243). A produção média mensal de frutos maduros por cacaueiro apresentou mais forte associação com o excedente hídrico (r = 0,8347) e precipitação pluvial (r = 0,8274), ambos defasados de oito meses.
Palavras-chave: Climatólogia agricola
Cacau - Ecofisiologia
Cacau - Evapotranspiraçao
Ecologia vegetal
Evapotranspiração
Meteorologia agrícola
CNPq: Ciências Agrárias
Editor: Universidade Federal de Viçosa
Titulação: Mestre em Meteorologia Agrícola
Citação: SCERNE, Ruth Maria Cordeiro.Estudo agroclimático do cacaueira (Theobroma cacao L.), em Belém, PA. 1988. 64f. Tese (Doutorado em Meteorologia Agrícola) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 1988.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/11490
Data do documento: 2-Mai-1988
Aparece nas coleções:Meteorologia Agrícola

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
texto completo.pdftexto completo8,76 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.