Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/11486
Tipo: Dissertação
Título: Potencialidade da utilização do sistema de resfriamento adiabático - evaporativo - na produção de leite
Autor(es): Zolnier, Sérgio
Abstract: Em instalações agrícolas, o sistema de resfriamento adiabática - evaporativo - tem-se mostrado método valioso para reduzir o desconforto causado pelo calor. 0 presente trabalho foi elaborado com o Propósito de estimar o potencial climático, em termos de aumento na produção de leite, para a utilização do sistema de resfriamento adiabática nas localidades de Barbacena, Montes Claros, Patos de Minas. Pompéu e Viçosa. no período de dezembro a março. Considerou-se a raça Holandesa com níveis de produção de leite de 5, 10, 15, 80, 25 e 30 kg/animal.dia. Por depender da depressão psicrométrica do ar, o sistema de resfriamento adiabática não pode eliminar todo o estresse calórico do animal, mesmo atuando na sua potencialidade. Para o nível de produção de 25 kg/animal.dia, no período de dezembro a março, o sistema, acionado a partir de 23 °C e com eficiência máxima de resfriamento de 80%, pode reduzir 50% do estresse em Barbacena, 70% em Pompéu, 75% em Viçosa, 80% em Montes Claros e 90% em Patos de Minas. Entretanto, o benefício estimado para o período, em termos de aumento na produção de leite, é de aproximadamente 5 kg/animal para Patos de Minas e Viçosa, 10 para Barbacena, 35 para Pompéu e 45 para Montes Claros, o que mostra que para a implantação desse sistema devem ser analisados: a presença do estresse calórico constatado a partir da estimativa da redução na produção de leite e o potencial climático da região para o seu desempenho. Finalmente, Foram determinados valores de temperaturas de bulbo seco e bulbo úmido, para o dimensionamento do sistema nas localidades estudadas.
Palavras-chave: Instalações agrícolas - Resfriamento adiabático
Bovinos leiteiros - Produção - Efeito do resfriamento adiabático
Bioclimatologia animal
CNPq: Ciências Agrárias
Editor: Universidade Federal de Viçosa
Titulação: Mestre em Meteorologia Agrícola
Citação: ZOLNIER. Sérgio. Potencialidade da utilização do sistema de resfriamento adiabático - evaporativo - na produção de leite. 1991. 85 f. Dissertação (Mestrado em Meteorologia Agrícola) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 1991.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/11486
Data do documento: 30-Ago-1991
Aparece nas coleções:Meteorologia Agrícola

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
texto completo.pdftexto completo11,86 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.