Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/11467
Tipo: Dissertação
Título: Estimativa da produtividade da cultura do milho em Minas Gerais baseada em variáveis agroclimáticas e em tendência tecnológica
Autor(es): Mondragon, Vilna Eyra Cuellar
Abstract: Modelos agroclimáticos de estimativa da produtividade da cultura de milho foram desenvolvidos para oito localidades do Estado de Minas Gerais, baseados na tendência tecnológica e em variáveis derivadas do balanço hídrico decendial. A tendência tecnológica foi expressa por uma função linear do número de ano. A seleção de variáveis, para os modelos agro-climáticos. foi avaliada por técnicas de correlação e de regressão múltipla. Os modelos propostos estimam a produtividade da cultura do milho com uma antecedência de pelo menos dois meses da colheita. O teste dos modelos com dados independentes apresentou resultados satisfatórios para a maioria das localidades. Cerca de 60% dos anos testados apresentaram erros menores que 80%, sendo que em aproximadamente 3/4 desses anos os erros foram inferiores a 10%, o que sugere o potencial de aplicação desta técnica para previsão de safra em escala regional. Constatou-se, também, que o índice "I" das necessidades hídricas, determinado a partir do balance decendial, não se destacou como uma variável preditiva nos modelos agroclimáticos, conforme se verificou em outras pesquisas realizadas em regiões da Africa, Europa e Oriente Médio.
Palavras-chave: Meteorologia agrícola
Milho - Produtividade
Milho - Modelos agroclimáticos
Climatologia agrícola.
CNPq: Ciências Agrárias
Editor: Universidade Federal de Viçosa
Titulação: Mestre em Meteorologia Agrícola
Citação: CUÉLLAR MONDRAGÓN, Vilna Eyra. Estimativa da produtividade da cultura do milho em Minas Gerais baseada em variáveis agroclimáticas e em tendência tecnológica. 1990. 68 f. Dissertação (Mestrado em Meteorologia Agrícola) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 1990.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/11467
Data do documento: 15-Dez-1989
Aparece nas coleções:Meteorologia Agrícola

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
texto completo.pdftexto completo9,57 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.