Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/11459
Tipo: Dissertação
Título: Orientação de culturas aptas às condições do estado do Piauí, segundo as distribuições espacial e temporal da chuva
Autor(es): Rodrigues Neto, Francisca Regina
Abstract: O presente trabalho é um estudo de orientação de culturas, aptas às condições do Estado do Piauí, baseado em análise de séries pluviais. Foram selecionadas 49 localidades, constantes do acervo pluviométrico disponível para o Estado do Piauí e Estados limítrofes, correspondentes a postos pluviométricos. Os dados mensais de precipitação pluvial foram ajustados à distribuição gama incompleta, com os parâmetros alfa e beta, estimados pelo método de máxima verossimilhança. Utilizou-se o teste de Kolmogorov-Smirnov para verificar a eficiência do ajustamento proposto e a aproximação de Newton-Raphson para a solução da Função de distribuição gama. Adotaram-se critérios relacionados com os trimestres e semestres mais chuvosos, correspondentes a níveis de precipitação dependentes de 75, 50 e 25%, de probabilidade, com o objetivo de classificar os anos, segundo o regime pluviométrico observado. Levando-se em consideração a demanda de água das culturas (uso consuntivo), foram utilizados os seguintes critérios para classificar as localidades, quanto a aptidão agrícola: aptas, parcialmente aptas e inaptas. Os resultados obtidos Permitirão aos administradores tomar decisões quanto ao plantio de culturas agrícolas em diferentes localidades do Estado, bem como da necessidade ou não de irrigação suplementar ou total.
Palavras-chave: Precipitação
Chuva
Culturas agrícolas
CNPq: Ciências Agrárias
Editor: Universidade Federal de Viçosa
Titulação: Mestre em Meteorologia Agrícola
Citação: RODRIGUES NETO, Francisca Regina. Orientação de culturas aptas às condições do estado do Piauí, segundo as distribuições espacial e temporal da chuva. 1991. 49 f. Dissertação (Mestrado em Meteorologia Agrícola) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 1991.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/11459
Data do documento: 3-Mai-1991
Aparece nas coleções:Meteorologia Agrícola

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
texto completo.pdftexto completo22,91 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.