Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/9373
Tipo: Dissertação
Título: Determinação de propriedades físicas de amêndoas de cacau (Theobroma cacao, L.)
Autor(es): Almeida, Bento Vilar de
Abstract: Porosidade, massa especifica aparente e real, condutividade térmica aparente, calor específico e difusividade térmica aparente de amêndoas de cacau foram determinados experimentalmente, à temperatura de 18°c e teor de umidade no intervalo de 0% (b.s.) a 106% (b.s.). A condutividade térmica foi determinada pelo método transitório, o calor específico pelo processo das misturas e a difusividade térmica a partir dos valores experimentais de condutividade térmica, calor específico e massa específica aparente; a porosidade foi determinada num picnômetro de comparação a ar. Observou-se que a condutividade térmica, o calor específico e a massa específica crescem linearmente com o teor de umidade das amêndoas; a porosidade decresce linearmente com o aumento do teor de umidade, e a difusividade térmica varia segundo uma função quadrática com o teor de umidade, com mínimo em 48% (b.s.).
Palavras-chave: Propriedades físicas
Amêndoas de cacau
Porosidade
CNPq: Engenharia Agrícola
Editor: Universidade Federal de Viçosa
Titulação: Mestre em Engenharia Agrícola
Citação: ALMEIDA, Bento Vilar de. Determinação de propriedades físicas de amêndoas de cacau (Theobroma cacao, L.). 1979. 70 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 1979.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/9373
Data do documento: 10-Dez-1979
Aparece nas coleções:Engenharia Agrícola

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
texto completo.pdftexto completo14,3 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.